| 25/07/2011 03h25min
Repleto de detalhes sobre a personalidade doentia do homem responsável pelos atentados que deixaram pelo menos 93 mortos e 97 feridos na Noruega, um manifesto de autoria atribuída a Anders Behring Breivik postado na internet, pouco antes dos massacres iniciarem, revela como foram planejados os ataques que chocaram o mundo.
Escrito em inglês sob o título "Uma declaração de Independência Europeia — 2083", o documento choca por mostrar como Breivik preparou as bombas (dono de uma pequena fazenda, comprou seis toneladas de fertilizantes químicos sem levantar suspeitas), mostra como foi seu treinamento de tiro e oferece uma minuciosa agenda dos três meses que precederam o ataque.
Também na internet, um filme de 12 minutos mostra o atirador com roupa de mergulho segurando uma arma. O criminoso critica a imigração de muçulmanos e critica o marxismo. O título do vídeo, Cavaleiros templários 2083, é referência à ordem medieval cristã que combateu o Islã.
À polícia, o extremista de 32 anos confessou o massacre e descreveu suas ações como “cruéis, mas necessárias”. O documento postado na internet revela que Breivik iniciou os preparativos para os ataques no outono de 2009.
Filiado ao Partido Progressista (direita nacionalista) desde os 16 anos, ele cita como motivos para os atentados a entrega do Nobel da Paz para Yasser Arafat e o ataque da Otan à Sérvia, em 1999.
— Serei visto como o maior monstro nazista desde a II Guerra Mundial — gaba-se Breivick.
Leia a reportagem completa na Zero Hora desta segunda-feira.
Noruegueses fazem vigília em frente a velas representando cada uma das vítimas do atentado ocorrido no país
Foto:
Matt Dunham
/
AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.