Notícias

Esportes  | 13/07/2011 23h39min

Brasil aplica 4 a 2 no Equador e se classifica na Copa América

Time de Mano Menezes encara o Paraguai nas quartas de final

Juliano Schüler  |  juliano.schuler@rbsonline.com.br

Classificado. Com a goleada de 4 a 2 sobre sobre o Equador na noite desta quarta-feira, a Seleção Brasileira não ficou na dependência de ser o melhor terceiro ou sorteio na moedinha para definir o emparelhamento. Nada disso. O time de Mano Menezes se garantiu como primeiro colocado do Grupo B da Copa América e agora enfrenta o Paraguai nas quartas de final do torneio, no domingo. Os gols da partida foram de Pato e Neymar. Dois cada.

Porém, o placar não traduz a dificuldade e até o sufoco que o Brasil levou.

>>> Veja as fotos da partida
>>> Julio César faz autocrítica
>>> Mano: "Temos que melhorar mais"
>>> Pato: "Todos deram algo a mais"

Era jogo decisivo para as duas seleções. O Brasil teve muito mais posse de bola no primeiro tempo, mas isso não traduziu um futebol superior. Mesmo que tenha encontrado mais espaço em campo pelas alas, o time de Mano se via sem opções diante dos organizados equatorianos. Mais uma vez, o time foi lento pelo meio, embora tenha conseguido algumas estocadas em bolas enfiadas por ali por Ganso.

Maicon, que entrou no lugar de Daniel Alves para essa partida, foi vital pelas primeiras ações, combinando jogadas e abastecendo Pato e Neymar. Mas a Seleção só foi encontrar o caminho do gol pelo outro extremo. Aos 28 minutos, André Santos subiu para o apoio e viu o ingresso de Pato na área. Alçou. Na medida, pois o atacante se antecipou a marcação e mandou um forte cabeceio para superar o goleiro Elizaga.


Foto: Rodrigo Buendia, AFP

Pouco depois, Robinho quase fez o segundo. Numa bola rolada da direita, acertou o poste. Mas uma deficiência evidente da Seleção estava na marcação pelo meio da defesa, quase sempre no sufoco na hora de brecar os contra-ataques. Foi por ali que o Equador chegou ao empate. Lúcio tentou rebater de cabeça uma bola lançada. Não deu. A bola sobrou para Caicedo que chutou rasteiro no meio do gol. Seria uma bola fácil para Julio César. O goleiro acabou aceitando. A finalização passou por baixo do corpo do camisa 1, num lance de extrema infelicidade. Tudo igual aos 37 minutos.


Foto: Antonio Scorza, AFP

Veio o segundo tempo, e a Seleção recolocou o placar em ordem. Afinal, tinha encerrado a primeira etapa no sufoco. Aos 4 minutos Ramires foi para o campo de ataque com a bola dominada. Rolou para Ganso, que apenas enfiou pelo meio para Neymar, em velocidade entrando na área. Não deu outra. Bola na rede. Só que, curiosamente, o técnico Mano Menezes não comemorou.

Saberia ele que o jogo não estava definido? Fica a dúvida, mas não estava mesmo. O Equador buscou o empate novamente. E de novo com ele, Caicedo. O atacante recebeu com liberdade na frente, girou e mandou no canto do gol de Julio César aos 14 minutos.


Foto: Miguel Rojo, AFP 

Ritmo alucinante. O Brasil respondeu de imediato, dois minutos depois. Num chute cruzado de Neymar, de fora da área, o goleiro Elizaga bateu roupa. No rebote chegaram Robinho e Pato, mas foi o segundo que acabou empurrando a bola para as redes. Nem por isso o jogo perdeu o caráter tenso.


Foto: Victor Calvano, AP

Sem ser brilhante ou espetacular. Foi na base da raça mesmo. Se houve um diferencial que mexeu com o time nessa partida não foi nenhum jogador badalado no momento. Foi Maicon. O lateral foi quem iniciou a jogada do quarto gol da Seleção. Pela direita, com vigor físico, partiu rumo à linha de fundo, invadiu a área e rolou a bola rasteira na pequena área. Neymar apenas desviou e mandou para rede, descretando o 4 a 2.


Foto: Antonio Scorza, AFP

Com o placar "garantido", Mano começou a mexer na equipe, principalmente em peças que foram à exaustão pela intensidade da partida. Saíram Ganso e Neymar para os ingressos de Elias e Lucas, respectivamente. Fred ingressou nos minutos finais na vaga de Pato.

Enfim, classificado. Brasil segue na Copa América.

> Ficha técnica - Brasil x Equador

BRASIL (4)
Julio César; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires, Ganso (Elias) e Robinho; Neymar (Lucas) e Pato (Fred). Técnico: Mano Menezes

EQUADOR (2)
Elizaga; Reasco, Araujo e Erazo; Ayoví, Noboa, Castillo, Arroyo e Mendez (Minda); Benitez e Caicedo. Técnico: Reinaldo Rueda

Árbitro: Roberto Silveira (Uruguai)
Local: Estádio Mario Alberto Kempes, Córdoba (Argentina).
Gols: Pato (2), Neymar (2) - BRA; Caicedo (2) - EQU

Clique abaixo e confira o Guia da Copa América:



 

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.