Notícias

Esportes  | 08/06/2011 07h13min

Chega de banco: Oscar convence Falcão e supera falta de sequência no Inter

Meia havia jogado apenas duas vezes consecutivas como titular entre os 11 até então

Oscar está novamente por cima. Depois dos dois gols sobre o América-MG no domingo, o garoto reconquistou Falcão, que confirmou a permanência do meia entre os titulares para o jogo do próximo fim de semana contra o Palmeiras (fato que se repete pela primeira vez com o técnico). A novidade surge como mais um capítulo de uma história cheia de reviravoltas. Assim tem sido a relação Oscar-Falcão: entre a titularidade e a reserva, três gols, críticas e recomeços.

Leia mais
> Falcão confirma: Oscar é o novo titular
> Zé Roberto elogia atuação de Oscar
> Oscar: "É difícil entrar só no final"


Quando Falcão chegou ao Inter em abril, Oscar se recuperava de uma pancada no tornozelo. Ficou de fora das vitórias sobre Santa Cruz e Emelec. Contra o Juventude, pelas semifinais da Taça Farroupilha, foi alçado a titular. Foi importante, chutou bola na trave, mas não brilhou e foi substituído no segundo tempo. Com a volta de D'Alessandro, ficou no banco diante do Peñarol, em Montevidéu.

— Tenho que ter a tranquilidade e capacidade de não negar a qualidade do Oscar. Pode jogar em qualquer lugar do meio para frente. Errar faz parte da gente, mas não dá pra ficar sofrendo. Quero estar feliz no banco, mas não são 12 jogadores que atuam — justificou o técnico na ocasião.

Egresso do banco, Oscar deu o passe para Damião empatar o jogo diante dos uruguaios e voltou ao convívio entre os 11 contra o Grêmio, na final da Taça Farroupilha. O garoto conseguiria finalmente a primeira sequência de duas partidas com Falcão, diante do Peñarol.

— Infelizmente, só tem que jogar 11. Cabe ao Falcão decidir. Estou preparado para ser titular — afirmou.

Eliminação na Libertadores respinga no jovem

Oscar começou bem, marcou o gol inaugural, mas afundou com o resto do time no segundo tempo. O Peñarol virou o jogo e eliminou o Inter nas oitavas de final da Libertadores. O tombo respingou em Oscar, que começou o primeiro Gre-Nal da final do Gauchão no banco. Uma lesão de Rafael Sobis abriria novamente a brecha para Oscar se intrometer entre os titulares no clássico decisivo. Mas Falcão optou por uma formação pouco usual: colocou Kleber no meio-campo. Assim, quase perdeu o Gre-Nal, se não tivesse abortado o esquema ainda no primeiro tempo. Oscar entrou no lugar do lesionado Andrezinho na etapa final. Mesmo com o titular fora de combate, Falcão garantiu a condição de reserva de Oscar para o início do Brasileirão.

— Hoje ele é reserva. Ele está sendo preparado, mas acho que ainda não está pronto. É um menino esforçado e vai jogar muito ainda — avaliou Falcão após o título do Gauchão na casa do rival, na metade de maio.

Magrinho? Falcão explica ausência de Oscar

Oscar começou como titular contra o Santos, na estreia do Brasileirão, por falta de opções (D’Alessandro estava lesionado e Zé Roberto, suspenso). Diante do Ceará, entrou no segundo tempo e pouco fez na derrota com gol de Iarley. Após o jogo, Falcão reiterou a sua cautela com o aproveitamento do jogador. Trouxe um novo dado para se justificar: o peso do garoto, entendendo que o meia precisa colocar "mais corpo", a fim de resistir a pancadas e à marcação dos adversários. Oscar tem 66 quilos distribuídos em 1m79cm.

Depois de ver Oscar marcar dois gols e levar o Inter à primeira vitória no Brasileirão sobre o América-MG, Falcão livrou-se das antigas ideias. Mesmo jovem e sem o físico ideal, vale quem tem bola no corpo. Caso de Oscar.

— Agora afirmo: Oscar é o titular — disse Falcão na entrevista coletiva desta terça-feira no Beira-Rio. — Treinador não pode ser sempre coerente, às vezes temos que ir pela intuição.


> Entre a tristeza e o sorriso, o "eletrocardioscar":

Juventude 1x2 Inter - 24/04
Sem D’Alessandro, Falcão colocou Oscar na vaga do argentino, como um meia esquerda, ainda quando o esquema tático era o 4-4-2 formado em duas linhas. Como voltava de lesão, sentiu o ritmo da partida contra o Juventude. Cresceu na segunda etapa, quando acertou um chute no travessão. Em seu auge em campo, foi substituído por Zé Roberto. Segundo o treinador, Oscar havia pedido para deixar o gramado.

Peñarol 1x1 Inter - 28/04
Após um primeiro tempo em que o time do Inter pouco criou diante de um adversário motivado, Oscar ingressou no intervalo, na vaga de Rafael Sobis, e deu lucidez à armação da equipe. Construiu a jogada que terminou no pé certeiro de Leandro Damião, que empatou o confronto.

Inter (4) 1x1 (2) Grêmio - 01/05
No 4-2-3-1, o meia formava uma linha de três armadores com D’Alessandro e Andrezinho. Como lhe é característico, imprimia movimentação ao time. Aos quatro minutos, dominou uma bola no peito e serviu para Damião arrematar com perigo. Foi substituído aos 24 do segundo tempo por Wilson Matias, logo após a expulsão de Guiñazu. Com um jogador a menos, o Inter caiu de produção, sofreu o empate, mas conquistou a Taça Farroupilha nas penalidades.

Inter 1x2 Peñarol - 04/05
Oscar abriu o placar no começo da partida, com um belo chute de fora da área. No segundo tempo, o “apagão de cinco minutos” resultou em dois gols para os uruguaios. De forma atabalhoada, o Inter não conseguia reagir e ameaçar o adversário. E Falcão sacou Oscar para o ingresso de Ricardo Goulart. O garoto havia perdido a titularidade.

Inter 2x3 Grêmio - 08/05
O meia-atacante só entrou no Gre-Nal aos 15 minutos da segunda etapa, na vaga de D’Alessandro, quando o Inter levava 2 a 1 do Grêmio. Conseguiu dois bons chutes contra o gol de Marcelo Grohe.


Grêmio (4) 2x3 (5) Inter - 15/05
Ingressou no time no início da segunda etapa na vaga de Andrezinho, que sentia uma pancada. Teve atuação regular em uma partida difícil, disputada no Estádio Olímpico. No entanto, marcou um dos gols da decisão de penalidades que rendeu o título do Gauchão ao Inter.

Santos 1x1 Inter - 21/05
Sem D’Alessandro, lesionado, Oscar foi colocado na função. Bem na partida, armou a jogada para o gol de Zé Roberto. Mas o Inter não teve força coletiva para superar os reservas do Santos. Acabou substituído por Cavenaghi.

Inter 0x1 Ceará - 28/05
Quando o Inter perdia por 1 a 0 em pleno Beira-Rio, Falcão só chamou Oscar no final do segundo tempo. Substituiu D’Alessandro e não teve tempo para quase nada.


América-MG 2x4 Inter - 05/06
Fez o que quis em campo no gramado ruim do Estádio Morenão. Além dos dois gols e de uma assistência, aplicou chapeuzinho, esbanjou arrancadas e dribles. Até agora, o lateral-esquerdo Tiago Carleto deve estar procurando pelo meia colorado. Foi o melhor em campo, num primeiro tempo brilhante.


Confira:

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro






CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.