Notícias

 | 30/05/2011 18h21min

Marquinhos e Avaí: o adeus de um ídolo

Meia fez história com a camisa do Leão

A história de Marquinhos no Avaí, começou no dia 3 de abril de 1999. Foi a primeira vez que o "Anjo Loiro", assim chamado pela torcida, entrou em campo com o camisa azul e branca, num duelo com a Chapecoense, fora de casa. Na época, o jogador tinha apenas 17 anos de idade.

O primeiro gol, para delírio da nação avaiana, foi no dia 13 de abril, contra o Lages, na vitória por  4 a 0 do Avaí, na Ressacada. O sucesso do jovem articulador do meio campo azurra foi tão rápido, que no ano seguinte transferiu-se para um dos grandes clubes do futebol alemão: o Bayer Leverkusen. Lá, permaneceu até 2002. Depois, voltou ao futebol brasileiro.



Passou por Flamengo, Paraná, São Paulo e Coritiba — no clube paranaense teve atuações destacadas. Em 2006, voltou para o Avaí, onde atuou 31 vezes, marcando três gols. No ano seguinte, deixou o clube para mais duas passagens em outros clubes nacionais: Santa Cruz e Atlético-MG. Já o ano de 2008 foi um dos mais marcantes para um dos ídolos da torcida.

O atleta, comandado pelo técnico Silas, recebeu uma homenagem pelo cem jogos pelo clube, além de ter levado o Leão da Ilha para a elite do futebol brasileiro, ao lado do técnico Silas — comandante na época e na atual temporada.

Se o ano de 2008 foi ótimo para o Marquinhos, o de 2009 teve um sabor tão bom quanto ao anterior. O atleta avaiano esteve presente na equipe que deixou o Avaí marcado no Campeonato Brasileiro. Isso porque o Leão terminou na 6ª posição do torneio, com um futebol bonito, ofensivo e eficiente contra os grandes clubes do país. E, claro, que o jogador natural de Biguaçu, esteve presente neste momento.

Na temporada seguinte, Marquinhos foi para o Santos, uma das equipes mais badaladas do país, e não fez feio. Ao lado de Robinho, Neymar e Ganso, o meio-campista conquistou o Paulista e a Copa do Brasil, com boas atuações. Ainda neste ano, o jogador foi flagrado chorando na Ressacada, quando o Avaí ganhou do Santos, de virada por 3 a 2, e garantiu a permanência na Série A.



Após esta emocionante conquista, a torcida avaiana teve uma ótima notícia. No dia 22 de dezembro, o clube anunciou a sua volta. Era tudo que a torcida queria às vésperas do Natal. Um presente mais do que desejado.

Mas essa pode ter sido a sua última passagem pelo clube de Floripa. Em 2011, o jogador produziu pouco dentre de campo, o que pode ter contribuído para má campanha no Estadual. Na Copa do Brasil, o Leão chegou às semifinais, mas na partida contra o Vasco, deixou a desejar e foi eliminada.

Depois da derrota no último domingo, por 3 a 1, em casa, para o Atlético-MG, o jogador de 29 anos decidiu mudar de rumo — na saída do campo foi bastante vaiado pela torcida, pois quando retornou ao clube disse que só sairia se mandassem ele embora. Vai para o Grêmio. E lá, espera fazer um grande futebol, para entrar na história do Tricolor gaúcho, segundo o próprio atleta.

A volta, em números

A chegada:
22/12/2010
A saída: 30/05/2011
Dias na Ressacada: 160
Jogos na temporada: 23
Gols na temporada: 6

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.