| 13/05/2011 07h11min
Os três gols de Júnior Viçosa em dois Gre-Nais consecutivos devolveram às manchetes esportivas uma expressão típica do maior clássico do Rio Grande do Sul: o "Homem Gre-Nal". Na semana que antecede o confronto decisivo do Gauchão no próximo domingo, o clicEsportes relembra alguns jogadores que ajudaram a eternizar esse rótulo mais do que positivo. No penúltimo dia da série, revisitamos a história de Fernandão, o autor do gol mil do clássico.
>>> GALERIA: relembre o gol mil em sequência de fotos
> Quem será o homem Gre-Nal no domingo?
Fernandão nem precisou marcar 42 vezes em Gre-Nais como fizera Carlitos na década de 1940, artilheiro maior do confronto. Bastou um gol para o jogador cavar espaço na história do clássico. É dele o gol mil do Gre-Nal. Sete anos depois, de contrato rescindido com o São Paulo, Fernandão, 33 anos, busca rearranjar o futuro. Enquanto aguarda uma definição, o homem do milésimo gol conversou com exclusividade com o clicEsportes. Se no momento da comemoração Fernandão havia se esquecido do recorde, hoje o feito tem um canto cativo na memória.
— Foi minha estreia no Inter e, logo neste clássico, fiz o gol mil. Marcou muito — recorda Fernandão, numa viagem no tempo a uma tarde de roteiro impecável.
Aquele gélido sábado de 10 de julho de 2004 parecia ter petrificado o futebol de Inter e Grêmio no Beira-Rio. Os times entraram pressionados em campo. O Inter, de Joel Santana, havia levado 5 a 1 do Botafogo na rodada anterior. Só mesmo um Gre-Nal histórico para "arrumar a casa", como bem decretou Ibsen Pinheiro. O jogo começou com 998 gols em Gre-Nais. A marca simbólica estava prestes a ser quebrada.
Fernandão salta para a história
Foto: Mauro Vieira
Fernandão assistia à partida do banco. E sem frustração, pelo contrário. Recém contratado do futebol francês, o jogador revelado pelo Goiás havia conseguido a regularização na sexta, a dois dias do clássico. Ficar na reserva foi um luxo. Um golpe de sorte que decidiria o Gre-Nal. Fernandão entrou no segundo tempo, sofreu a falta do gol 999, marcado pelo zagueiro Vinicius. Aos 34 minutos, após cruzamento de Elder Granja, mostrou seu cartão de visitas: o cabeceio fulminante, que liquidou Tavarelli: era o gol mil em Gre-Nais.
A parte vermelha do Beira-Rio comemorava a honra de possuir a marca história. O autor do gol, no entanto, não sabia da façanha. Ajoelhado, agradecia "apenas" pela estreia perfeita com a camisa vermelha. Rafael Sobis o cercou e reavivou a memória do artilheiro.
— Tinha lido uma matéria no sábado sobre a possibilidade de sair o gol mil, mas, quando fiz o gol, não lembrei. Acho que foi o Sobis que me disse enquanto eu estava agradecendo, ajoelhado — recorda Fernandão.
Ajoelhado, Fernandão comemora o gol no Beira-Rio
Foto: Mauro Vieira
Mais tarde, Fernandão seria protagonista nas conquistas da Libertadores e do Mundial. Em Gre-Nais, faria ainda mais três gols, inclusive o de número 1001 do confronto. A despeito dos números vantajosos, Fernandão dispensa o aposto de Homem Gre-Nal. Em vez de receber elogios, prefere repassar as mesuras ao próprio embate.
— Gostava demais de jogar esse clássico. É o maior do Brasil.
Mesmo de longe, Fernandão segue atento aos assuntos colorados. Assistiu ao último Gre-Nal, a vitória do Grêmio por 3 a 2. O resultado não tira a esperança do ídolo vermelho. Fernandão aposta na qualidade técnica dos jogadores de Falcão e indica um possível herói. Assim como ele, um 9 legítimo e que já conquistou o Beira-Rio.
— Foi um jogo aberto, muito bom. O Inter tem todas as possibilidades de reverter a vantagem e se sagrar campeão. O time do Inter é muito bom. E tem o Damião.
Se o ídolo acredita, só resta aos fãs reforçarem a torcida no próximo domingo, às 16h, no Olímpico.
O próximo Homem Gre-Nal
No encerramento da série, o clicEsportes conversa neste sábado com Christian, que conseguiu ser Homem Gre-Nal pelo Grêmio e pelo Inter.
"Me sinto um privilegiado"
> Leia mais:
Na quinta-feira, clicEsportes conversou Jorge Veras, um cearense que chegou ao Olímpico desacreditado em 1987 para se tornar, sete meses depois, um Homem Gre-Nal.
"Deus me iluminou"
Na quarta-feira, clicEsportes conversou com Fabiano, eternizado pelo clássico do 5 a 2, no Olímpico em 1997. Aposentado dos gramados, guarda com carinho os bons tempos de Gre-Nal:
"Os gremistas me respeitam até hoje"
Na terça-feira, o clicEsportes conversou com Alcindo, o Bugre, 12 gols em Gre-Nais. Do conforto de seu lar, se empolgou com Júnior Viçosa e relembrou os bons tempos.
"Os torcedores iam a campo para ver quantos gols eu marcaria no Inter"
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.