Notícias

Esportes  | 09/05/2011 07h12min

Renato: "Pode não acontecer, mas preparei o time para ser campeão"

Técnico exalta superioridade do Grêmio no primeiro Gre-Nal da final do Gauchão

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

O Grêmio saiu perdendo, virou, viu o empate bater no placar e passou à frente mais uma vez, terminando o primeiro Gre-Nal da final do Gauchão com a vitória por 3 a 2. Na tarde deste domingo, no Beira-Rio, o time comandado por Renato fez a sua parte nos primeiros 90 minutos da decisão. No Olímpico, jogará com a vantagem do resultado e da presença da torcida em maior número. O técnico mantém os pés no chão, mas afirma que o grupo está preparado para levantar a taça.

>>> A crônica do Gre-Nal 386
>>> Veja os gols
>>> A galeria de fotos
>>> O jogo em tempo real

— A maior motivação que eu passo para os jogadores é que eles poderiam entrar para a história do Grêmio, colocar uma foto de campeão em casa, isso não tem preço. É a foto na parede, é o espaço que eles vão ter na casa deles de ver isso, de todo mundo ver que eles foram campeões, essa é a maior motivação. Pode não acontecer, mas eu preparei eles para serem campeões — destacou o treinador.

Com o esquema 4-4-2, sem adotar a cautela do Gre-Nal da final da Taça Farroupilha, quando o Grêmio entrou com apenas um atacante, três zagueiros e três volantes e acabou perdendo, Renato viu superioridade da sua equipe no jogo. O que ele mais elogiou na atuação dos jogadores foi a entrega.

— Quando o treinador perde o jogo, o esquema não é bom. O melhor esquema do mundo é o que ganha, independente de qual for. O jogador tem que se entregar, tem que correr, e hoje fizemos isso muito bem. Foi a melhor partida do Grêmio taticamente — exaltou.


Foto: Valdir Friolin

Antes do jogo, na concentração e nas palestras, Renato motivou os jogadores afirmando que confia em todos eles. Além disso, pediu que, independente do resultado no Beira-Rio, que todos saíssem de campo com a cabeça erguida. É na própria experiência como atleta e como técnico que ele se apoia para falar aos seus comandados.

— Nas adversidades, nos problemas que aparecem no dia a dia, sempre perco vários jogadores a cada partida, e jamais me queixei por isso. Sempre falei para vocês que confio no meu grupo, eu preparei eles para serem campeões. Tenho experiência suficiente dentro e fora de campo, não deixo eles baixarem a cabeça. O que eu mais pedi para eles hoje foi que, independente do resultado, eles saíssem de cabeça erguida para encontrar suas famílias — disse.

Com a vitória fora de casa, o Grêmio pode até perder por 1 a 0 ou 2 a 1 que levanta a taça. O técnico tricolor avisa que não jogará com o regulamento debaixo do braço, mas não pode ainda projetar que equipe colocará em campo. Neste domingo, Rodolfo sentiu o adutor da coxa, Douglas também saiu com dores musculares, e o departamento médico ainda conta com atletas em recuperação. Além disso, Rafael Marques não ficou nem no banco para este Gre-Nal porque vinha com dores na coxa.

— Não temos medo do adversário, temos respeito por ele. Ainda não sei com quem vou poder contar no jogo de domingo, e vamos tentar não perder mais ninguém — comentou.

Júnior Viçosa, autor do gol do Grêmio no empate em 1 a 1 na final da Taça Farroupilha, fez outros dois neste clássico e se credencia a seguir no lugar de Borges, em má fase.

— Ele conseguiu fazer dois gols, os dois parecidos, é uma aposta do Grêmio, uma aposta nossa. Ele errou gols que não podia errar, mas fez dois — avaliou Renato.

CLICESPORTES
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Data: 08/05/2011.
Árbitro: Jean Pierre Lima.
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison e José Javel Silveira.
Gols: Andrezinho, aos oito, e Júnior Viçosa, aos 38 minutos do primeiro tempo; Leandro, aos 40 segundos, Leandro Damião, aos 36, e Júnior Viçosa, aos 41 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rodrigo, Bolívar, Bolatti, Nei, Tinga (Inter); Fernando, Neuton (Grêmio). Cartão vermelho: Escudero (Grêmio).
Público: 23.391. Renda: R$ 685.330,00.
INTER 2 GRÊMIO 3
Renan, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Tinga, Andrezinho e D%27Alessandro (Oscar); Rafael Sobis (Cavenaghi) e Leandro Damião. Marcelo Grohe, Mário Fernandes, Vilson, Rodolfo (Neuton) e Gilson; Fábio Rochemback, Fernando, Douglas (Lúcio) e Escudero; Leandro (Lins) e Júnior Viçosa.
Técnico: Paulo Roberto Falcão Técnico: Renato
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.