Esportes | 09/03/2011 15h58min
Ídolo de 1983 e confiante desde o nascimento, Renato encaminha o Grêmio rumo a mais uma conquista. A folia tricolor, cortada por dois dias de treino antes da decisão desta quarta-feira, pode ser retomada em caso de vitória contra o Caxias, em comemoração à conquista da Taça Piratini. O técnico Lisca, no entanto, quer estragar a alegria do time da casa e apoderar-se do título do primeiro turno do Gauchão.
— Eu confio no meu trabalho. Eu comecei a me conhecer por ser humano e nunca deixei de lado isso. Já tinha como jogador e como técnico agora — disse Renato, que costuma estender essa confiança ao grupo de jogadores durante as entrevistas.
O time que sair do Olímpico vitorioso tem lugar garantido na final da competição, contra o vencedor da Taça Farroupilha. Em jogo nesta quarta, estão as duas melhores campanhas até aqui. O Grêmio vem de uma goleada de 4 a 2 contra o Cruzeiro, no Olímpico, e o Caxias chega após a superação do goleiro André Sangalli, que defendeu quatro pênaltis e garantiu a classificação contra o São José.
— Às vezes, joga dez anos e não marca seu nome no clube. O que faz história é título — avisou Renato na entrevista coletiva após o treino de terça. — Estão tendo essa oportunidade de colocar foto na parede e falar que foi campeão pelo Grêmio. Um campeonato não tem preço, não tem valor. Quem ainda não foi campeão vai ter esse gostinho de saber quanto é bom dar uma volta olímpica. Jogador tem carreira curta. Quando tem chance de fazer final, não pode desperdiçar.
Foto: Gustavo Heldt
Antes da final, o técnico Renato resolveu liberar seus jogadores para três dias de folga no Carnaval. Carlos Alberto se atrasou uma hora na reapresentação, na segunda, e o próprio técnico combinou com a diretoria para comandar somente o treino da tarde. O dia teve atividade física durante a manhã e tático depois, sob a supervisão do treinador. Na terça, os jogadores disputaram um jogo recreativo, na metade do campo, e praticaram finalizações de pênalti e falta.
Foto: Gustavo Heldt
O grupo foi dividido em dois durante as cobranças de pênalti. De um lado, o time considerado titular, e, do outro, o reserva. Fernando se apresentou do lado titular, provocando a curiosidade dos presentes. Lúcio realizou cobranças do outro lado do campo. Como o técnico não define escalação e os relacionados antes dos jogos, todas as indicações precisam ser consideradas.
A dúvida que persistiu após o treino reside na ponta esquerda do losango no meio-campo tricolor: Lúcio ou Fernando, os mais prováveis, ou Willian Magrão, correndo por fora. O volante Adilson segue em recuperação de uma lesão ligamentar no tornozelo.
Outra incerteza seria a utilização de Carlos Alberto, atrasado na reapresentação, mas as declarações do jogador no Twitter indicaram titularidade. O restante da equipe seguirá o mesmo, com Rafael Marques e Rodolfo lá atrás, os laterais Gilson e Gabriel, o volante Rochemback e o meia Douglas e os centroavantes André Lima e Borges.
— Lúcio está concentrado. Equipe, 45 minutos antes. Tem jogos e jogos para soltar a escalação — disse Renato. — A melhor escalação e o melhor esquema é o que está ganhando. O que está certo não se muda, e o meu time está ganhando.
Foto: Montagem sobre fotos Ronaldo Bernardi e Tatiana Lopes
Para atrapalhar os planos de Renato, que pode empreender sua primeira volta olímpica como técnico do Grêmio, diante de sua torcida, Lisca já revelou sua intenção de atacar pelos flancos. O treinador do Caxias indicou que segurar o time da casa nos minutos iniciais é um de seus principais desafios.
— O Grêmio tem feito gol cedo. Quando não faz nos primeiros 15, 20 minutos, complica um pouco mais — afirmou Lisca, antes de definir sua estratégia: — Vamos jogar nas costas dos laterais.
A decisão começará às 21h50min desta quarta, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. O jogo terá transmissão da RBS TV e da Rádio Gaúcha e acompanhamento minuto a minuto do clicEsportes.
>>> Volta do esquema com um volante não preocupa zaga
>>> Rochemback pode levantar primeira taça como capitão
>>> Gabriel: Grêmio pode mudar durante o jogo
>>> Com torção no joelho, Escudero não é relacionado
FINAL DA TAÇA FARROUPILHA - 9/3/2011 | |
Local: Estádio Olímpico Horário: 21h50min Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Altemir Hausmann e Júlio Cesar Rodrigues dos Santos Transmissão: ao vivo pela RBS TV e Rádio Gaúcha e minuto a minuto pelo clicEsportes |
|
GRÊMIO | CAXIAS |
---|---|
Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson; Rochemback, Carlos Alberto, Lúcio (Fernando) e Douglas; André Lima e Borges | André Sangalli; Alisson, Edson Rocha, Neto e Gerley; Marcos Rogério, Dê, Itaqui e Edenilson; Everton e Lima |
Técnico: Renato | Técnico: Lisca |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.