Esportes | 02/03/2011 23h33min
Apresentado oficialmente pelo Grêmio no dia 31 de agosto de 2010 para reforçar a zaga, Paulão se despediu dois meses antes do término do empréstimo, que iria até maio. O clube já encaminhava a compra do jogador, que seria fechada até 2015, mas uma proposta irrecusável do Guangzhou, da China, falou mais alto. Nesta quarta, a direção tricolor confirmou o negócio.
Foto: Tatiana Lopes
Paulão estava entre os jogadores indicados por Renato. O técnico chegou ao Olímpico no início de agosto com a missão inicial de tirar o Grêmio da zona de rebaixamento do Brasileirão. O zagueiro, que veio do Prudente, bastante discreto, logo conquistou a torcida gremista pelo seu estilo "pegado" de jogar futebol.
— Cada chute dele os caras comemoram mais que um gol meu! — declarou o atacante e goleador Jonas, que também já deixou o Grêmio, em entrevista após a última rodada do Brasileirão, com a equipe classificada para a Libertadores.
Foto: Valdir Friolin
Renato e o time montado por ele não só se livrou do rebaixamento, como foi bem mais além. E Paulão era um dos comandantes da defesa tricolor. Emocionado com o carinho da torcida, o zagueiro tentou explicar o motivo da identificação tão rápida:
— Acho que é este meu estilo de nunca se entregar. Comigo não tem bola perdida — disse ele em outubro do ano passado.
Parte da torcida mais empolgada com as atuações de Paulão chegou a criar um apelido ao jogador, inspirado no filme Tropa de Elite. "Paulão Caveirão" ganhou até uma arte especial com o quepe do Bope (Batalhão de Operações Especiais), do Rio de Janeiro.
Foto: Reprodução~
Depois de encerrar 2010 em alta, o ano seguinte não começou com a mesma intensidade para Paulão. O zagueiro passou a ser contestado por algumas atuações, e foi cobrado pelo treinador.
— Falei para ele que, quando ele veio para o Grêmio, estava chutando as traves. Agora, porque o Grêmio comprou ele, não podia se acomodar. Ele tem minha confiança, mas sendo o Paulão do ano passado. Tem que fazer por onde para continuar no Grêmio — disse Renato em uma de suas entrevistas mais recentes.
Mesmo com a queda de rendimento, o zagueiro seguiu na titularidade, ao lado de Rodolfo. Agora, com sua saída, Rafael Marques é a primeira opção de Renato para a vaga.
Paulão deve embarcar para a China já no próximo domingo. A venda foi definida em conjunto entre o Grêmio e o Prudente. Cada um tem 50% dos direitos do zagueiro.
A passagem de Paulão pelo Grêmio
Total de jogos pelo Grêmio: 24
2010 - 14 jogos oficiais (Brasileirão)
2011 - 10 jogos oficiais (6 pelo Gauchão e 4 pela Libertadores)
CLICESPORTES
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.