Esportes | 25/02/2011 01h40min
No segundo jogo pela fase de grupos da Libertadores, fora de casa, o Grêmio perdeu para o Junior Barranquilla por 2 a 1, de virada, na noite desta quinta. Borges colocou o Tricolor na frente, logo no início do primeiro tempo, mostrando que a equipe iria para cima. Mas não foi o que aconteceu no restante do confronto.
O craque do Junior, Giovani, empatou. Viáfara deu números finais à partida no estádio Metropolitano..
Com o resultado, o Junior assume a liderança isolada do Grupo 2, com 6 pontos. O Grêmio é o segundo colocado, com 3, superando o León de Huánuco, próximo adversário, pelo saldo de gols.
Grêmio começa fulminante:
Renato teve que escalar dois volantes, mas isso não queria dizer que o Grêmio começaria o jogo sem ir para cima do adversário. Nos primeiros minutos, a posse de bola era gremista. Logo aos 5, o placar foi aberto por Borges. Em uma boa jogada de ataque, depois de tabela de Adilson e Douglas, o camisa 10 fez um belo lançamento e o centroavante completou com um chute forte.
Foto: Fernando Vergara, AP
Mas o Junior se recupera e toma conta:
Os cerca de 80 torcedores do Grêmio vibraram em seu lugar reservado no estádio. Mas eles não contavam com a mudança do jogo em pouco tempo. O Junior se recuperou, e passou a dominar a partida jogando dentro de casa.
Com boa atuação do camisa 10 e capitão Giovani Hernández, o Gio, o Junior criava e ameaçava. Teve uma sequência de quatro escanteios, os colombianos não conseguiram chegar ao gol. Mas, aos 28, Gio aproveitou a oportunidade. Após uma boa troca de passes de primeira dentro da área, ele recebeu na direita e chutou cruzado. A bola desviou em Rochemback e entrou.
O jogo ficou tenso para o Grêmio. Além de não conseguir mais organizar jogadas e chegar ao ataque, correu o risco de perder Carlos Alberto. Já com cartão amarelo, o meia parecia nervoso e empurrou um adversário depois de uma dividida em que Rochemback caiu e pediu falta, que não foi marcada.
O Junior arriscava. Com chutes de fora da área, principalmente. Aos 35, Viáfara recebeu dentro da área, matou no peito e chutou forte, para Victor espalmar em uma defesa complicada. Depois, Bacca foi lançado sozinho na frente, em contra-ataque, mas o atacante chutou para fora.
Imediatamente o treinador gremista tirou Carlos Alberto e colocou Bruno Collaço na equipe. O lateral-esquerdo entrou no meio-campo, com Gilson seguindo no lado do campo. O Grêmio teve uma leve melhora, mas ainda encontrava dificuldades para finalizar. Depois do gol, o único chute contra a meta adversária foi aos 43, com Adilson arriscando de fora da área, para fora.
Foto: AFP
Segundo tempo:
As equipes voltaram sem alterações. Aos 2 minutos, uma boa jogada entre Bruno Collaço e André Lima pelo lado esquerdo de ataque resultou em cruzamento do lateral e cabeceio de Borges para fora. Nos primeiros minutos, jogo equilibrado.
Aos 6 minutos, o Junior chegou pela primeira vez. E pelos pés de Giovani. Depois de bom lance pela direita, ele lançou Cortés e ele chutou para fora. Mas o Grêmio não se intimidou.
Mesmo com a marcação do adversário, conseguiu bons escapes. Aos 11 minutos, Borges teve uma ótima chance para fazer mais um, mas não conseguiu. Douglas rolou a bola para ele, que adiantou um pouco dentro da área e o goleiro Rodríguez chegou antes para segurar no chão. O centroavante ainda pediu pênalti, reclamando de puxão na camisa. O juiz não deu.
Em seguida, o Junior fez sua primeira substituição. Cárdenas entrou no lugar de Cortés, quando o Grêmio conseguia as melhores chances. Aos 25 minutos, Gilson quase surpreendeu o goleiro ao cruzar uma bola que passou perto do gol. Dois minutos depois, o lance mais incrível do jogo.
Rodolfo enxergou do campo de defesa tricolor o goleiro Rodríguez adiantado. E dali mesmo ele chutou, contando com a sorte. A bola viajou pelo campo, quicou na frente da goleira e passou por cima do travessão. O zagueiro se lamentou, não acreditando no que estava acontecendo.
Junior vira o jogo:
É como diz uma das máximas do futebol: quem não faz, leva. E o Junior foi lá para virar o placar. Aos 29, Giovani cobrou escanteio, Bacca ajeitou de cabeça e Viáfara empurrou para o gol fazendo o 2 a 1.
O técnico Renato agiu novamente logo após o segundo gol adversário. Colocou Júnior Viçosa no lugar de André Lima. Já o Junior também mexeu, recuando o time com a entrada de Valencia no lugar de Páez.
O árbitro deu dois minutos de acréscimo, o que não foi suficiente para o Grêmio tentar igualar o placar. Na última chance que teve, Rochemback cobrou falta e a defesa adversária afastou.
FICHA DO JOGO:
Junior Barranquilla (2)
Rodriguez; Gómez, Macías e De Almeida e Fawcett; García, Viáfara, Giovani Hernández e Cortés (Cárdenas, depois Barahona); Páez (Valencia) e Bacca.
Técnico: Óscar Héctor Quintabani.
Grêmio (1)
Victor; Gabriel, Paulão, Rodolfo e Gilson (Vinícius Pacheco); Rochemback, Adilson, Carlos Alberto (Bruno Collaço) e Douglas; Borges e André Lima (Viçosa).
Técnico: Renato.
Horário: 23h45min
Local: Estádio Metropolitano, em Barranquilla (Colômbia).
Arbitragem: Marco Rodríguez, auxiliado por Marvin Torrentera e José Luis Camargo.
Gols: Borges, aos 5 do 1º tempo (Grêmio); Giovani Hernández, aos 28 do 1º tempo, e Viáfara aos 29 do 2º tempo (Junior).
Cartões amarelos: Cortéz, García (Junior); Carlos Alberto, Adilson, André Lima (Grêmio).
Confira os principais lances do jogo:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.