Esportes | 27/08/2010 16h50min
Embalada pelo momento de ascensão do basquete nacional, com a realização do NBB e o título da Copa América, a seleção brasileira inicia às 15h30min deste sábado a participação no Mundial de Basquete, com o objetivo de deixar para trás os fiascos recentes. A equipe de Rubén Magnano tem como primeiro adversário o Irã, em jogo realizado em Istambul, sede do Grupo B.
A chave conta ainda com os fortes Estados Unidos e Croácia, além de Tunísia e Eslovênia. Apesar de precisar enfrentar adversários qualificados, o Brasil carrega a expectativa de se classificar em uma situação confortável, para não ter de enfrentar um bicho-papão nas oitavas de final. A primeira posição deve ser do time norte-americano, e a equipe verde-amarela disputará a unhas e dentes as demais vagas com Austrália, Croácia e Eslovênia.
Os EUA de Derrick Rose e Kevin Durant estreiam diante da também assustadora Croácia. Abrem as disputas do grupo as seleções de Austrália e Jordânia, às 10h30min. Os jogos pela chave serão realizados no Ginásio Abdi Ipekci Spor Salonu.
O objetivo é ir longe. O título é um sonho que vem sendo alimentado por Magnano em entrevistas. Mas o desempenho nos amistosos mostra a dura realidade: o Brasil foi derrotado pela Argentina por quatro pontos, mas também sofreu uma virada constrangedora da Austrália, depois de ficar 10 pontos na frente. A despedida da fase preparatória foi empolgante: vitória, também de virada, sobre a França em Lyon, com um segundo tempo arrasador.
– Não foi fácil ganhar da França, principalmente, com eles jogando em casa. Estou muito ansioso para que comece logo os jogos do Mundial. Nossa equipe está preparada e queremos vitórias. Esse é o objetivo que o grupo quer alcançar e que vamos buscar aqui na Turquia – diz o pivô Murilo ao site oficial da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
O quinteto inicial mostra a qualidade do time: Marcelo Huertas, Leandrinho, Alex Garcia, Tiago Splitter e Anderson Varejão. O pivô do Cleveland Cavaliers, no entanto, deve desfalcar o Brasil na partida de estreia, ainda se recuperando de lesão no tornozelo. A vaga fica entre Murilo e Guilherme Giovanonni.
Como opções, a equipe conta ainda com os armadores Nezinho e Raulzinho, os alas Marquinhos e Marcelinho e o pivô JP Batista. Destes, apenas três nunca estiveram em um Mundial (Marquinhos, Raulzinho e JP). Do restante, espera-se mais maturidade para evitar fracassos como a eliminação na primeira fase do Mundial de 2006.
As demais chaves também terão a abertura neste sábado. O destaque do Grupo A é o duelo entre Alemanha e Argentina, também marcado para as 15h30min, em Kayseri. Na Chave C, a temida seleção grega encara a China às 10h, em Ankara. E pelo Grupo D, a Espanha pega a França às 15h na cidade de Izmir.
Confira os jogos deste sábado:
Grupo A – Kayseri
10h30min - Austrália x Jordânia
13h - Angola x Sérvia
15h30min - Alemanha x Argentina
Grupo B – Istambul
10h30min - Tunísia x Eslovênia
13h - Estados Unidos x Croácia
15h30min - Irã x Brasil
Grupo C – Ankara
10h - Grécia x China
12h30min - Rússia x Porto Rico
15h - Costa do Marfim x Turquia
Grupo D – Izmir
10h - Nova Zelândia x Lituânia
12h30min - Canadá x Líbano
15h - França x Espanha
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.