| 22/06/2010 12h53min
O Free State viu ressurgir nesta terça a esperança da África do Sul de chegar às oitavas da Copa, mas a equipe da casa não conseguiu ampliar o placar e venceu a França por 2 a 1, na terceira rodada do Grupo A. O saldo de gols foi insuficiente para superar o México, batido pelo Uruguai por 1 a 0 em Rustenburg. Essa é a primeira vez na história das Copas que o país anfitrião não se classifica para a próxima fase.
Veja como foi a definição do Grupo A
As equipes iniciaram a partida com propostas ofensivas, porém finalizavam pouco. Os passes errados predominavam em campo. A situação mudou a partir dos 20 minutos, com o gol da África do Sul. Tshabalala cobrou escanteio da direita e Khumalo subiu mais alto para cabecear para o fundo das redes: 1 a 0.
Com a vantangem no placar e o apoio da torcida, a equipe da casa se soltou. A situação ficou ainda mais complicada para os franceses com a expulsão de Gourcuff, após atingir Sibaya com o cotovelo em disputa de bola. Aos 24 minutos, Mphela deixou a marcação para trás e bateu perto da meta rival.
O técnico Raymond Domenech via a apatia tomar conta de sua seleção em campo. Do lado adversário, os Bafana Bafana seguiam no ataque. Aos 36 minutos, a defesa europeia afastou mal, Masilela cruzou da esquerda e Mphela fuzilou: 2 a 0 para festa geral da torcida no Free State.
A França teve sua melhor oportunidade aos 39 minutos em cobrança de falta. No levantamento para a área, Gallas deu um toque, mas Josephs conseguiu defender. O primeiro tempo acabou e os sul-africanos foram para o vestiário acreditando na classificação, já que o Uruguai vencia o México por 1 a 0 no Royal Bafokeng, em Rustenburg.
Segundo tempo
Diante do sonho de classificação, a África do Sul não baixou o ritmo. Logo aos três minutos, Parker bateu forte para defesa de Lloris. Dois minutos depois, Mphela recebeu um passe de mestre pelo meio da grande área e mandou na trave.
Do lado rival a produção era pequena. No começo do segundo tempo, Cissé ainda fez boa finalização por cima da meta sul-africana antes de dar lugar a Henry. O experiente atacante pouco falou com Domenech na troca e também fez pouca diferença em campo.
Aos 11 minutos, Mphela quase fez o terceiro ao arriscar de fora da área. Lloris mandou para escanteio. A ansiedade para marcar o terceiro gol, no entanto, acabou deixando a equipe da casa aberta aos contra-ataques franceses. Aos 24 minutos, Ribéry recebeu na direita e centrou para Malouda descontar: 2 a 1. A vaga às oitavas ficava cada vez mais longe dos sul-africanos.
O time comandado pelo brasileiro Carlo Alberto Parreira seguia insistindo, porém o placar não se alterou. Os Bafana Bafana fizeram uma bela atuação diante da sua torcida, só que não chegaram às oitavas do Mundial. Já a atual vice-campeã França teve uma despedida melancólica, após uma passagem tumultuada pelo torneio.
CLICESPORTESFRANÇA (1) | ÁFRICA DO SUL (2) |
---|---|
Lloris; Sagna, Gallas, Squillaci e Clichy; Alou Diarra (Govou), Diaby, Gignac (Malouda) e Ribéry; Gourcuff e Cissé (Henry). | Josephs; Ngcongca (Gaxa), Mokoena, Khumalo e Masilela; Sibaya, Khuboni (Modise), Pienaar e Tshabalala; Mphela e Parker (Nomvethe). |
Técnico: Raymond Domenech | Técnico: Carlos Alberto Parreira |
Terceira rodada do Grupo A - Copa, 22/06/2010. Local: Estádio Free State, Bloemfontein. Arbitragem: Oscar Ruiz, auxiliado por Abraham Gonzalez e Humberto Clavijo (trio da Colômbia). Gols: Khumalo (AFS) aos 20 minutos do primeiro tempo e Mphela (AFS) aos 36 minutos. Malouda aos 24 minutos do segundo tempo (FRA). Cartões amarelos: Diaby (FRA). Cartão vermelho: Gourcuff (FRA). |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.