Notícias

 | 26/10/2010 10h04min

Avaí depende apenas de si para escapar do rebaixamento

Leão precisará somar 15 pontos para permanecer na Série A

Em tempos de resgates heróicos, como o que ocorreu com os 33 mineradores chilenos, no dia 13 de outubro, no Deserto do Atacama, o Avaí sonha com a salvação. Em queda livre no Campeonato Brasileiro, o Leão precisa somar 15 dos 21 pontos em disputa para afastar o perigo de rebaixamento.

A missão ainda é possível e exigirá força extra dos ocupantes da cápsula azurra. Com cinco vitórias, a operação de salvação será concluída com êxito. Mas ela pode ocorrer também com menos esforço. Dependendo dos resultados paralelos, o Avaí tem chances de escapar do descenso com 43 pontos. Basta os adversários diretos tropeçarem.

Hoje o Atlético-MG, com 34 pontos e aproveitamento de 36,6%, é o primeiro clube fora da zona de risco. Se essa tendência persistir, o 16º colocado encerraria o campeonato com 41 pontos. Neste caso, quatro triunfos seriam suficientes para livrar o Avaí da ameaça. O que mais preocupa o torcedor avaiano são os resultados recentes.
Nos últimos 17 jogos pela Série A, o Leão venceu um, empatou cinco e perdeu 11, um desempenho de apenas 15,6%.

— Ainda há possibilidades (de escapar do descenso), mas é necessário que façamos a nossa parte e comecemos a vencer os adversários — disse o coordenador de futebol do clube, Moisés Cândido.

Últimos adversários

O dirigente tem razão. Vencer os jogos que restam em casa é condição primordial. O primeiro desafio será contra o Guarani, neste sábado; depois virão, na sequência, Botafogo, Atlético-GO e Santos. Fora de casa os adversários serão Corinthians, Inter e Atlético-PR.

Tomando por base os últimos quatro brasileiros, sempre disputados por 20 clubes, apenas no ano passado o Coritiba foi rebaixado com 45 pontos. Nos outros as equipes caíram para a Série B com 44 pontos ou menos. Também em 2009 ocorreu a maior reação de um clube ameaçado pelo descenso. Nas últimas sete rodadas, o Fluminense somou 19 pontos e escapou do Z-4. Será que a história agora pode se repetir?

— Vamos trabalhar e fazer de tudo para reverter essa situação. Se vencermos o Guarani, sábado, já teremos uma injeção de ânimo — definiu Cândido.

DIÁRIO CATARINENSE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.