Notícias

Geral  | 20/07/2009 13h22min

Militares são capacitados para monitorar viajantes nas fronteiras

Comitê de combate a doenças faz primeira reunião em Porto Alegre

Os primeiros 500 soldados são treinados por técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na sede do 19º regimento de cavalaria mecanizada, em Santa Rosa. A partir desta terça-feira, os militares serão distribuídos nas travessias de fronteira em Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Alecrim, Porto Mauá, Novo Machado, Doutor Maurício Cardoso, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Derrubados.

Os soldados prestarão orientações de como evitar a gripe A aos viajantes, especialmente aos caminhoneiros. No Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre, o comitê de combate à gripe se reúne esta tarde. Conforme o diretor da Vigilância Estadual em Saúde, Francisco Paz, a nova fase do plano contra a epidemia será apresentada aos representantes de hospitais, prefeituras, universidades e entidades médicas.

Em Caxias do Sul, onde o recesso escolar foi antecipado, uma reunião hoje à tarde entre autoridades locais vai decidir pelo plano de contigente que limitaria eventos coletivos como festas e até sessões de cinema. O prefeito de Barra do Quaraí, Mahber Jaber, decretou situação de emergência no município da Fronteira Oeste devido à gripe A.

A medida foi tomada diante do alastramento do vírus influenza A H1N1 na região. Hoje cedo, o prefeito de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice, esteve reunido com o secretário de saúde, Osmar Terra, para homologar o pedido de situação de emergência. Onze pessoas morreram por complicações decorrentes da nova gripe, 100 doentes graves estão hospitalizados e há 2,5 mil tratados em casa.


Onde buscar ajuda no RS

— Onde buscar ajuda em SC

Saiba mais sobre a gripe A (H1N1) em especial

RÁDIO GAÚCHA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.