Notícias

 | 14/07/2009 12h32min

Pelas Ruas: posto de combustíveis vira atalho entre rua e avenida da Capital

EPTC nada pode fazer porque "não pode controlar espaços privados"

Nos horários de pico no trânsito, filas de veículos se formam no posto de gasolina Ipiranga na esquina da Rua José do Patrocínio com a avenida Loureiro da Silva (Perimetral), na zona central de Porto Alegre. Só que a movimentação não é para abastecimento, e sim para conversão da rua à avenida, e vice-versa. O problema, conforme o gerente do posto, Glaudemir Correa, não é tanto o congestionamento que se forma nesses horários no local, mas a velocidade com que os condutores fazem a conversão durante o dia todo.

— Se eu fosse ver quantos carros passam, perderia a conta. Mas o grande problema é a velocidade. Parece um pit-stop — compara o gerente, em alusão à parada nos boxes durante as corridas de Fórmula-1, por exemplo.

O atalho permite que o motorista em trânsito pela Perimetral evite dar a volta na quadra para tomar a José do Patrocínio e adentrar o bairro Cidade Baixa. Quem segue pela José do Patrocínio com destino à Loureiro cruza o posto para escapar do semáforo na esquina. Quando ocorre o congestionamento, quem está atalhando chega a buzinar para os motoristas que estão abastecendo. Os frentistas ficam temerosos quanto a um possível atropelamento.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nada pode fazer, de acordo com sua assessoria de imprensa. Isso porque a empresa não pode controlar espaços privados. A questão reside na tomada de alguma providência pelo estabelecimento — a colocação de uma placa informativa é cogitada pela administração do local —, mas depende mais da educação do motorista. O costume parece difícil de mudar, como mostra a conversa de um condutor que se aproximou, a pé, ao ver o fotógrafo de Zero Hora Ronaldo Bernardi fazendo imagens dos veículos atalhando pelo posto:

— O que tu tá fazendo aí? — pergunta o motorista.

— Quem é o senhor? — questiona Bernardi.

— Sou o motorista daquele Palio.

— O senhor acha certo o que está fazendo aí?

— Todo mundo faz. Eu posso dizer que estava abastecendo. Quero ver tu provar que eu não abasteci.

Acidentes

Em 2008 ocorreram 11 acidentes de trânsito na região do cruzamento, informa a EPTC. Este ano, foram nove. Atropelamentos, foram dois nos últimos dois anos, um em 2008 e outro em 2009 (até 30 de junho). Nenhum teve vítima fatal.

Envie a sua sugestão de matéria para o e-mail pelasruas@zerohora.com.br

Veja outras matérias do Pelas Ruas:
 

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.