| 10/07/2009 15h17min
Os últimos dias de chuva em Porto Alegre fizeram com que o empresário Marco Antônio Aguiar, 50 anos, percebesse o acúmulo de um líquido em um trecho da Avenida Voluntários da Pátria, no bairro Navegantes, na zona norte de Porto Alegre. A passagem dos carros pelo produto acumulado faz com que se forme uma espuma branca na rua. Aguiar deu mais importância ao fato quando chegou com seu veículo à oficina da qual é proprietário, situada na região.
— Ficou um fedorão no carro. Quando entrei na oficina, todo mundo saiu correndo — relatou.
O fedor ficou impregnado no veículo. O cheiro, contou Aguiar, é muito forte e faz lembrar o de ácido.
— Se fosse água, tudo bem. Mas é produto químico que deve estar desembocando de alguma empresa — observou Aguiar.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) informou que
recebeu uma denúncia sobre o líquido malcheiroso na manhã desta
sexta-feira. A substância sai de duas bocas-de-lobo situadas nos fundos de uma empresa de tratamento de esgotos, perto da ponte do Guaíba.
A companhia informou que o produto, que seria um óleo, não é seu e chega à rua pelo esgoto. O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) fez uma vistoria no local.
O que diz o DEP
"Em vistoria conseguimos fazer baixar o nível das águas do local, mas o sistema daquele trecho escoa para a casa de bombas do Trensurb (acionada, mantida e conservada pelo Trensurb). Na casa de bombas existe um tamponamento da rede de diâmetro 0,60 metro executado pelo Trensurb que dificulta a desobstrução e o escoamento das águas que escoam por aquele sistema. O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) encaminhará um ofício ao Trensurb solicitando o destamponamento da rede para a desobstrução e limpeza do sistema."
Envie a sua sugestão de matéria para o e-mail
pelasruas@zerohora.com.br
Veja outras matérias do Pelas Ruas:
Produto se acumula nos fundos de uma empresa, que garante não ser responsável pelo problema
Foto:
Ronaldo Bernardi
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.