| 08/07/2009 12h12min
As avenida Ipiranga e Lucas de Oliveira foram alvo de visitas da prefeitura para remoção de moradores de rua e limpeza das calçadas. Pelo menos 11 pessoas foram abordadas por equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Nenhuma delas se interessou em um encaminhamento para albergues.
De acordo com o chefe de equipe operacional da Fasc, Dulcimar Portela, uma das abordagens foi realizada na Lucas de Oliveira, próximo à Ipiranga. Lá, uma mulher de cerca de 65 anos, havia montado duas barracas e estava alugando dormitórios.
— Levamos tudo, as madeiras, as lonas. Colocamos tudo no caminhão do DMLU. Com os moradores ficam apenas os objetos pessoais — relata Portela.
Portela afirma ainda que essas ações são motivadas por telefonemas de moradores. A partir do dia 14 deste mês, deve se iniciar um trabalho de
abordagem em 60 pontos da cidade, tentando convencer os
sem-teto a irem para os abrigos da Fasc.
Outra inspeção foi feita na esquina com a Avenida Santana. Dez pessoas haviam se instalado no local.
— Geralmente encontramos resistência nesses trabalhos, muitos estão armados com objetos cortantes, mas desta vez foi bem tranquilo. Só que eles não aceitaram ser levados para os albergues. Lá é preciso cumprir uma série de regras e eles não estão dispostos.
Participaram da ação nesta manhã um caminhão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), três viaturas da Guarda Municipal para garantir a segurança dos funcionários e um caminhão do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) e uma kombi da Fasc.
Envie a sua sugestão de matéria para o e-mail pelasruas@zerohora.com.br
Veja outras matérias do Pelas Ruas:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.