| 10/07/2009 18h28min
Assustados com o tamanho de uma árvore e de sua proximidade de fios elétricos e casas nas rua Salcedo e Lauro Rodrigues, bairro Rubem Berta, Zona Norte, moradores entraram em contato com a prefeitura para pedir um serviço de poda. A primeira reclamação foi feita em março de 2003. À época, um técnico foi ao local e não contatou a necessidade de serviço algum.
Os moradores seguiram solicitando alguma providência e, em um documento da Smam com data de 28 de outubro de 2008, o órgão se comprometeu a podar a árvore em maio de 2009.
Até agora, nada foi feito, conforme afirma o comerciante Léo Evandro Guarienti, 43 anos, colecionador de diversos pedidos e documentos em relação à árvore.
— Com vento forte, a árvore balança muito e caem seus galhos. Em caso de queda, ela pode atingir duas casas e cabos de alta tensão. Fiz
reclamações em março e abril de 2003, setembro de
2004, e em muitas outras ocasiões — afirmou.
Ele chama a atenção para a posição da Smam manifestada em uma matéria do Pelas Ruas, de uma árvore que caiu sobre um carro. O diretor de Praças, Parques e Jardins da Smam, Márcio Del Pino, afirmou que a secretaria poderia ter resolvido aquele problema muito antes se a comunidade tivesse alertado.
— No caso da árvore da Salcedo, estamos alertando há anos. Mas a prefeitura não tomou as medidas necessárias, mesmo com diversas solicitações registradas e concordância do órgão público competente. Será que temos que aguardar a queda da árvore, para que providências sejam tomadas? — questiona Léo.
O que diz a Smam
A Smam esclarece que a solicitação se refere a poda em um
exemplar de Canafístula (Peltophorum dubium) de grande porte, com aproximadamente 15
metros de altura. Segundo nota, "a poda de rebaixamento de cerca de 50% da altura é justificada pela situação de exposição do vegetal a ventos (local aberto) que podem ocasionar queda de galhos. Importante salientar que a situação não apresenta riscos e que a intervenção é de caráter preventivo."
Ainda de acordo com a secretaria, a realização da poda, buscando a preservação do vegetal, deve ser realizada durante o período de dormência (inverno ao inicio da primavera). Programada inicialmente para ser executada no final de maio de 2009, a poda não foi efetivada pela necessidade de desligamento de rede de energia elétrica de Media Tensão, o qual deve ser executado pela CEEE, atendendo normas determinadas pela Agência Reguladora de Energia Elétrica.
Envie a sua sugestão de matéria para o e-mail pelasruas@zerohora.com.br
Veja outras matérias do Pelas
Ruas:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.