Geral | 06/07/2009 13h33min
As medidas contra a pandemia de gripe suína requeriam um financiamento de pelo menos US$ 1 bilhão até o final do ano, disse hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O responsável das Nações Unidas, junto com a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, reúnem-se hoje com representantes de organismos e países doadores para tentar obter os compromissos necessários de financiamento.
Ban reconheceu que "o financiamento não surgiu como teríamos esperado", enquanto anunciou que as primeiras vacinas para a gripe "provavelmente estarão disponíveis em agosto".
— Esta pandemia é um tipo de crise global que precisa de uma resposta global e uma solidariedade global — disse, em entrevista coletiva.
O responsável da ONU ressaltou que, "neste momento, os países no hemisfério sul estão particularmente atingidos" e mencionou o caso concreto da Argentina, onde houve mais de 2,4 mil casos, incluindo 60 mortes.
— Mas a Argentina não está sozinha nisso — disse
Ban, que disse que sua reunião de hoje com os doadores enfocará nas necessidades dos países com menos recursos, "para garantir que obtenham o que precisam".
— Devemos nos manter atentos e nos assegurar de que todos estejam protegidos além de onde vivam e quais sejam seus recursos — disse o secretário-geral da ONU.
Segundo o resumo estatístico divulgado hoje pela OMS, o número de mortes em consequência da gripe suína chegou a 429, incluídos em um total de 94,512 mil casos. Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.