Geral | 03/07/2009 21h57min
A Secretaria Estadual da Saúde informou no início da noite desta sexta-feira que o Rio Grande do Sul registra 109 casos positivos de gripe A (H1N1), três a mais do que ontem. Todos os novos casos foram diagnosticados em Porto Alegre.
Hoje, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão em Brasília que o vírus da gripe A é mais brando do que se pensava e que, em função disso, decidiu alterar as recomendações. Para evitar a superlotação dos hospitais de referência, Temporão afirmou que as pessoas não devem mais recorrer a esses centros nos primeiros sintomas, exceto em casos de maior gravidade, em que o paciente tem dor de cabeça forte e tosse persistente.
Nos demais casos, a orientação é para procurar o atendimento médico mais próximo, medida que já vinha sendo recomendada no Rio Grande do Sul, pela Secretaria Estadual da Saúde.
O ministro afirmou ainda que exames laboratoriais para a confirmação do diagnóstico passarão a ser requisitados apenas para os
casos severos. Ele informou que o
índice de casos autóctones (contraídos dentro do país) passou de 6% para 30% na última semana.
— Onde buscar ajuda no RS
— Onde buscar ajuda em SC
Saiba mais sobre a gripe A (H1N1) em especial
Saiba mais sobre a pandemia da gripe A:
ZEROHORA.COMGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.