Notícias

 | 29/04/2009 11h21min

Pelas Ruas: risco de febre amarela na Capital provoca corrida a postos de saúde

Quem não conseguiu ser atendido pela manhã foi orientado a comparecer à tarde

Centenas de pessoas procuraram na manhã desta quarta-feira os postos de saúde de Porto Alegre para se vacinarem contra a febre amarela. A corrida aos estabelecimentos ocorre um dia depois de a Capital ter sido incluída na zona de risco da doença.

No Centro de Saúde Modelo, situado na Rua Jerônimo de Ornelas, 55, o movimento estava acima da média. Por isso, o atendimento teve de ser restringido. Fichas foram distribuídas durante a manhã. O número máximo diário de pessoas que podem ser atendidas no local é de 450.

Quem não conseguiu ser recebido pela manhã foi orientado a comparecer à tarde. Foi o que relatou a promotora de eventos Rejane Maria Rissel Wentz, 39 anos. Ela chegou ao local às 9h10min.

— Tinha muita gente. A gente chegou e não tinha mais ficha. Achei que era só chegar e vacinar, como nas outras vezes.

A profissão de Rejane faz com que ela tenha de viajar constantemente. A manhã de hoje era um período livre que ela queria aproveitar para se vacinar. O jeito, contou, será voltar à tarde.

— Vou ver se consigo horário para fazer a vacina. Talvez lá pelas duas da tarde passe novamente.

O aposentado Cleto dos Santos, 74, conseguiu se imunizar, mas disse que viu serem negadas vacinas a quem não mora na área de risco — a zona rural do município, perto de matas, rios e lagos, como o extremo sul do município, Lomba do Pinheiro, ilhas, Agronomia e Morro Santana. Ele mora no Paraná e deve voltar em breve àquele Estado, por isso, procurou o serviço de vacinação.

— O pessoal do Centro (da cidade) não é vacinado. Chegou um cara para se vacinar que era de outra área e disseram que não vacinariam porque não precisava.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ter verificado a denúncia no Modelo, já que a orientação é para que todos sejam vacinados, independentemente de pertencer à área de risco ou não. No entanto, não confirmou o caso. Segundo o órgão, o atendimento está sendo prestado a todos que procuram a imunização contra a doença.

A secretaria fez um apelo para que as pessoas se tranquilizem, compareçam a outros postos além do Modelo e não temam deixar para se imunizar nos próximos dias.

O Modelo é considerado o posto mais procurado. No local, os horários estavam sendo escalonados para haver a entrega de fichas. A princípio, a distribuição seria às 10h, meio-dia e 15h30min. Diariamente, mil pessoas têm procurado o posto todos os dias.

Conforme explicação da assessoria de imprensa da SMS, os maiores esforços contra a febre amarela estão sendo deslocados para as áreas rurais da Capital, onde a população está mais exposta. De janeiro até abril, foram imunizadas 46 mil pessoas nos postos do município.

Veja outras matérias do Pelas Ruas:

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.