Notícias

 | 28/01/2009 09h39min

Israel expulsa diplomatas venezuelanos após ruptura de relações formais

Funcionários devem deixar o país do Oriente Médio até quinta-feira

Israel declarou nesta quarta-feira como personae non gratae dois diplomatas que a Venezuela tinha credenciado no território sob seu controle, dando prazo até amanhã para que abandonem seus postos. A informação partiu de Dorit Shavit, diretora-geral adjunta para a América Latina no Ministério de Relações Exteriores.

A diretora explicou que na última segunda-feira entregou aos dois diplomatas as cartas pelas quais são declarados personae non gratae após a ruptura de relações entre Israel e Venezuela, decidida pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

— É uma decisão inevitável após Chávez romper as relações com Israel — alegou a diplomata israelense, que afirmou ter sido dado a eles "um prazo até amanhã, quinta-feira, ao meio-dia, para que saiam do país".

Outras fontes diplomáticas disseram que os dois funcionários venezuelanos em questão — Roland Betancourt, credenciado perante Israel, e Jonathan Velásquez, perante a Autoridade Nacional Palestina (ANP) — poderiam não esgotar esse prazo e partir ainda hoje de volta à Venezuela.

Pelos acordos de Oslo, de 1994, a ANP é descrita como um território "autônomo", e qualquer diplomata estrangeiro perante a sede do governo palestino na cidade cisjordaniana de Ramallah está formalmente credenciado perante Israel.

Segundo Shavit, para romper relações diplomáticas só é necessária uma parte. Por isso, quando Chávez tomou essa decisão, em 15 de janeiro, tirou o status diplomático de seus dois representantes na região.

— Não há necessidade de responder à ruptura de relações diplomáticas. Por isso, basicamente o que fizemos foi pedir ao encarregado de negócios e a sua equipe que abandonem Israel — declarou a funcionária.

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.