| 27/01/2009 08h21min
A Itália convocou nesta terça-feira seu embaixador no Brasil, Michele Valensise, para consultas após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva ter se recusado a extraditar Cesare Battisti, ex-militante italiano considerado terrorista por Roma.
"Depois da séria decisão tomada no caso Battisti pelo Procurador-Geral da República, o ministro de Relações Exteriores (italiano), Franco Frattini, decidiu convocar a Roma para consultas o embaixador no Brasil, Michele Valensise", informa um comunicado do ministério de Relações Exteriores italiano.
Na segunda-feira o Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do processo de extradição de Battisti, pedido pela Justiça italiana.
No dia 13, o Brasil concedeu status de refugiado político a Battisti, que foi condenado pela Itália por assassinatos cometidos nos anos de 1970. De acordo com o procurador brasileiro, assim que o status é concedido,
todos os pedidos de extradição são
automaticamente rejeitados.
A Itália considera uma "decisão grave" o fato de Souza, se mostrar favorável à extinção do processo.
"É uma decisão muito grave porque (as autoridades brasileiras) tinham anunciado uma reconsideração, uma reflexão mais profunda" declarou o ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, na nota de imprensa.
Segundo o ministro, o Brasil é um "grande país, amigo da Itália desde sempre", e por isto o governo italiano não esperava este comportamento das autoridades brasileiras, daí a "gravidade" de sua reação.
A chamada para consultas de Valensise era uma possibilidade que o governo de Silvio Berlusconi já considerava há alguns dias, apesar de as autoridades italianas ainda esperarem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconsiderasse a decisão tomada pelo ministro da Justiça Tarso Genro.
Battisti está preso preventivamente desde março de 2007 no Presídio da Papuda, em Brasília
Foto:
Sergio Dutti, AE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.