| 23/01/2009 16h16min
O governo da Itália entrou nesta sexta-feira com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o direito de se manifestar no processo em que a Corte decidirá se liberta o ex-ativista italiano Cesare Battisti. Na última terça, o advogado do país no Brasil, Nabor Bulhões, já havia antecipado que entraria com o pedido no Supremo.
No mesmo dia, o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, teve um encontro com o presidente do STF, Gilmar Mendes, e pediu que o Supremo ouça primeiro a Itália antes de decidir se vai libertar Battisti e, ainda, se vai arquivar o pedido de extradição.
O embaixador manifestou a Mendes a perplexidade do governo italiano sobre a decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, que concedeu refúgio político a Battisti. O ex-ativista está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, desde março de 2007.
O Supremo ainda aguarda um parecer da Procuradoria-Geral da República sobre o assunto. Com o
documento, a Corte vai analisar o pedido de
revogação da prisão preventiva da Battisti e decidir se suspende ou não o processo que pede a extradição. As informações são do site G1.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.