| 17/01/2009 22h53min
O trem com o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou por volta das 21h40min (horário de Brasília) deste sábado a Washington, onde ele assumirá o governo na próxima terça-feira. Obama e sua família embarcaram à tarde em uma simbólica viagem que deu início oficialmente aos quatro dias de festejos para a sua posse.
O percurso sobre trilhos foi, em parte, uma homenagem ao herói de Obama, Abraham Lincoln, que antes de ser presidente também foi legislador do Illinois e realizou a mesma viagem a caminho de sua posse, em 1861. Obama partiu da Filadélfia, o berço da independência americana, até a Union Station, a quase um quilômetro do local onde prestará juramento como o primeiro presidente negro do país.
Mas enquanto Lincoln e presidentes que o sucederam passavam dias atravessando as gélidas pradarias, Obama, um filho da era do jato, trafegou pela ferrovia apenas neste sábado. O trajeto pelo luxuoso vagão, com detalhes em madeira cerejeira que datam de
1930, foi de 225 km na
direção sudoeste.
Na sua última parada, em Baltimore , o presidente eleito pediu união entre os americanos e voltou a falar sobre os desafios que vai enfrentar. Ele disse que vai cometer alguns erros ao longo dos próximos anos e que leva à Casa Branca vozes e histórias de pessoas que encontrou durante sua campanha eleitoral. Acompanhado do vice-presidente eleito, Joseph Biden, Obama afimou que chegou a hora de o povo americano se levantar:
— Nós sabemos que há muito trabalho pela frente. A nação está em guerra com a economia. Este é o momento de nos erguermos.
Obama ainda disse que defenderá os aposentados, trabalhará a favor da indústria automobilística e representará os valores do povo americano.
Com informações do site G1.
Escolha o modelito de Michelle Obama para a posse:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.