| 17/01/2009 16h41min
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, embarcou neste sábado com sua família em uma simbólica viagem de trem entre Filadélfia e Washington. Obama "volta no tempo" para dar início oficialmente aos quatro dias de festejos para sua posse, fazendo um lento e tradicional trajeto até a capital, onde assume a presidência na próxima terça-feira.
O percurso sobre trilhos é, em parte, uma homenagem ao herói de Obama, Abraham Lincoln, que antes de ser presidente também foi legislador do Illinois e realizou a mesma viagem a caminho de sua posse, em 1861. Obama partiu da Filadélfia, o berço da independência americana, até a Union Station, a quase um quilômetro do local onde prestará juramento como o primeiro presidente negro do país.
Mas enquanto Lincoln e presidentes que o sucederam passavam dias atravessando as gélidas pradarias, Obama, um filho da era do jato, usará a ferrovia apenas neste sábado. O presidente eleito subiu ao trem na estação da 30th Street, com
um seleto grupo de
partidários, seguranças do serviço secreto e alguns jornalistas, para percorrer 225 km na direção sudoeste. O luxuoso vagão tem detalhes em madeira cerejeira que datam de 1930.
Antes de embarcar, Obama fez um breve discurso para centenas de pessoas e pediu que os americanos imitem a "perseverança e o idealismo" dos fundadores da pátria e unam-se em uma "nova declaração de independência" a fim de se libertar da intolerância, da visão estreita e da ideologia. Com informações do site G1.
Escolha o modelito de Michelle Obama para a posse:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.