| 09/11/2008 03h05min
O presidente da China, Hu Jintao, e o recém eleito presidente americano, Barack Obama, falaram este sábado por telefone sobre o futuro das relações entre ambos os países e de outros assuntos internacionais, como a crise financeira mundial.
Segundo informa a agência oficial Xinhua, Hu expressou sua gratidão a Obama por enfatizar na campanha a importância das relações entre EUA e China, e defendeu o "estreitamento da cooperação para responder aos desafios globais".
O presidente chinês acrescentou que, desde o estabelecimento de laços diplomáticos entre ambas as potências há 30 anos, muitas conquistas foram obtidas.
— Como o país que mais se desenvolve e o país mais desenvolvido, China e Estados Unidos compartilham muitos interesses comuns em assuntos ligados à paz mundial e ao desenvolvimento — disse Hu ao próximo presidente americano.
— China e Estados Unidos devem se respeitar e se acomodar às preocupações do outro, para poder
colocar sobre a mesa temas sensíveis na relação entre
ambos os países, particularmente o assunto de Taiwan — lembrou Hu.
A Xinhua diz que Obama considerou que a China "é uma grande nação, cujo desenvolvimento e sucesso coincidem com os interesses dos Estados Unidos".
O próximo presidente americano disse a Hu que as relações entre a China e os EUA são "de vital importância no contexto internacional atual (...) e não só beneficiam os interesses dos dois países, mas ao mundo inteiro".
Assim, Obama acredita em aumentar a coordenação com a China em assuntos como segurança, mudança climática e disputas regionais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.