| 08/11/2008 09h19min
O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, criticou neste sábado as declarações do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que disse na sexta-feira que as tentativas do Irã de desenvolver um programa de armamento nuclear são "inaceitáveis".
— Isso significa que (a política americana) segue pelo mesmo caminho errado de antes. Se os Estados Unidos quiserem mudar sua postura na região, têm que enviar os sinais corretos — disse Larijani, segundo o canal de televisão iraniana em língua árabe Alalam.
Larijani, em declarações à imprensa, acrescentou que "Obama sabe que a mudança não significa só mudar a cor ou fazer mudanças superficiais. A mudança deve ser realizada sobre a base estratégica".
Em sua primeira entrevista coletiva após vencer as eleições presidenciais da terça-feira, Obama insistiu também em que Teerã deve colocar fim a seu apoio ao terrorismo. Na quinta-feira, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, felicitou Obama
por sua vitória eleitoral, e
expressou suas esperanças de que ocorram mudanças na política interna e externa de Washington.
— O Irã dará as boas-vindas a qualquer mudança justa e básica nas políticas dos EUA, especialmente no Oriente Médio — disse o líder iraniano.
Obama também prometeu que responderá à carta de Ahmadinejad, mas que antes a estudará cuidadosamente.
— Não é algo que possamos fazer superficialmente, temos que pensar — ressaltou Obama, na entrevista coletiva de ontem.
Perfil, análises, fotos e comentário sobre
o novo presidente dos Estados Unidos
Obama deu nesta sexta-feira sua primeira entrevista coletiva depois das eleições
Foto:
Charles Dharapak, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.