Notícias

 | 08/11/2008 14h38min

Bush afirma que facilitará transição de governo para Obama

Presidente disse que esta é a primeira transição que acontece em tempos de guerra há 40 anos

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se comprometeu neste sábado a facilitar uma transição de governo efetiva e a manter informado seu sucessor até que o democrata Barack Obama assuma o cargo, em 20 de janeiro. Uma transição com sucesso será uma prioridade na última etapa da Administração Bush, disse o presidente em seu discurso de rádio semanal.

Bush destacou que a nação se encontra em uma situação delicada no que se refere à economia e que o novo presidente também terá que assumir que os Estados Unidos é um "país em guerra". Ele indicou que sua administração "trabalhará arduamente para garantir a transição ao próximo presidente e que sua equipe esteja preparada para trabalhar desde o início com sucesso".

— Quando liguei para o presidente eleito (Barack) Obama para felicitá-lo por sua vitória histórica, disse que pode contar com minha total cooperação em sua transição à Casa Branca. Garantir que esta transição seja perfeita é uma prioridade durante o tempo que me resta no cargo — disse Bush.

Ele ressaltou que o país "enfrenta desafios econômicos que não permitem fazer uma pausa", e lembrou que esta será também a primeira transição que acontece em tempos de guerra há quatro décadas.

— Estamos em luta contra os extremistas violentos que estão decididos a nos atacar e nada mais agradaria a eles do que aproveitar este período de mudança para atacar o povo americano — afirmou.

Bush disse que a Casa Branca e os organismos do governo federal estiveram se preparando para a transição há um ano e, nas próximas semanas, a equipe de Obama será informada sobre as principais questões da política americana, desde os mercados financeiros à Guerra do Iraque.

— Vou manter o presidente eleito plenamente informado sobre as decisões importantes durante este momento crítico para nossa nação — afirmou.

Entre os assuntos importantes, citou o aumento do desemprego, depois que o Departamento de Trabalho americano revelou esta semana que neste ano foram eliminados 1,2 milhão de postos de trabalho. Ele acrescentou que Washington será a sede de uma "histórica cúpula internacional" em 15 de novembro, quando será realizada a reunião do Grupo dos Vinte (G-20) para revisar o sistema financeiro internacional.

Bush também fez referência a outras tarefas que ficarão pendentes para a nova Administração, e pediu ao Congresso para aprovar os Tratados de Livre-Comércio (TLC) com Colômbia, Panamá e Coréia do Sul. O presidente americano desejou o "maior dos sucessos" a Obama à frente do país, e, no lado pessoal, que desfrute com sua família de seus anos de estadia na Casa Branca.

— Laura e eu desejamos à família Obama que desfrute e tenha tanta alegria e felicidade quanto a nossa família encontrou nesta maravilhosa casa — afirmou.

Perfil, análises, fotos e comentário sobre
o novo presidente dos Estados Unidos




Confira a cobertura direto dos EUA


EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.