| 15/10/2005 19h58min
O Figueirense bateu o Paraná por 2 a zero na noite deste sábado, dia 15, no Estádio Orlando Scarpelli.
A partida foi válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Os gols foram todos marcados no primeiro tempo.
Logo aos 14 minutos, Edmundo fez um corta-luz para Adriano, que matou a bola em frente da área adversária e lançou para Alessandro na ponta esquerda.
Em seguida, o atleta, já dentro da grande área, chutou rasteiro em direção ao gol. Os zagueiros Parral e Neguette, tentando tirar a bola, acabaram fazendo contra.
Dois minutos depois, Edmundo apareceu novamente em grande jogada com Adriano. Após uma tabela entre os dois na frente da área, Edmundo limpou e bateu forte, sem chances para o goleiro Flávio.
O Figueira agora tem 33 pontos, em 31 jogos, com oito vitórias e saldo de -14. O time paranaense ficou com 51 pontos, em 32 jogos, 14 vitórias e saldo de 11.
Outros lances de perigo, e até duvidosos, foram registrados na partida. Aos 21 minutos da primeira etapa, o zagueiro Cléber derrubou o atacante Borges, do Paraná, dentro da grande área de Gustavo. O juiz não deu o pênalti.
Quatro minutos depois, uma jogada curiosa que quase virou uma chance de gol para o Figueira. Edmundo bateu falta da ponta direita em direção ao segundo pau.
Cléber pulou e testou a bola, que atravessou a área e ia entrando no gol quando o goleiro adversário defendeu. Flávio, porém, perdeu o equilíbrio e quase caiu para dentro com a bola nas mãos. A torcida pediu gol, mas a bola não passou a linha da trave.
Na volta para o segundo tempo, o Paraná veio mais organizado e determinado a buscar o empate. Em jogadas de contra-ataque, contudo, o Figueira conseguiu conter o ímpeto dos paranaenses.
Aos sete minutos, Cléber pegou de primeira, dentro da área, a bola de uma falta batida por Bilu e marcou o gol. O gol foi anulado pelo bandeirinha, já que o zagueiro alvinegro estava impedido.
Depois disso, foi só segurar o resultado. O problema foi que o jogo ficou truncado, e o número de cartões amarelos foi alto: 10. O juiz poderia ter expulsado pelo menos um jogador de cada lado.
O próximo jogo do Furacão será na quarta-feira, dia 19, às 20h30min, em Caxias do Sul (RS), contra o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi. Esse é um dos dois jogos anulados pelo STJD devido ao escândalo do apito. Na primeira partida, o time do Estreito venceu por 4 a 1.
Já o Paraná visita o Corinthians no próximo sábado, dia 22, às 16h, no Estádio Pacaembu, em São Paulo.
FELIPE LENHART