| 12/10/2005 17h53min
O Figueirense empatou por 3 a 3 com o Vasco na tarde desta quarta, dia 12, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.
Os gols foram marcados por Edmundo, Adriano e Márcio Martins pelo Furacão e por Alex Dias, Fernandinho e Romário pelo time carioca.
O Figueira agora tem 30 pontos em 30 jogos, com sete vitórias e saldo de -16. O time de São Januário ficou com 33 pontos, em 30 jogos, tem oito vitórias e saldo -15.
A partida, originalmente ocorrida no dia 7 de agosto e com placar de 2 a 1 para a equipe cruzmaltina, foi um dos 11 jogos anulados pelos Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em função do escândalo da manipulação de resultados pelo ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho.Aos 16 minutos de jogo, Alexandre fez bela jogada pela ponta esquerda e passou para Edmundo, no início da grande área. O atacante limpou a jogada na frente de um jogador vascaíno e bateu forte, no ângulo esquerdo do goleiro Roberto.
Logo após marcar o gol, Edmundo foi discreto e não comemorou, sendo apenas abraçado pelos companheiros de time. Foi uma espécie de resposta e demonstração de respeito à torcida vascaína, que o aplaudiu e gritou seu nome quando os dois times entraram em campo.
O gol de Edmundo foi a coroação de um bom desempenho da equipe catarinense, melhor do que o Vasco durante todo o tempo.
Já Romário ficou sumido em boa parte da primeira etapa, escondido atrás da zaga alvinegra. Em três jogadas, foi lançado dentro da grande área, mas sempre impedido.
Aos 42 minutos, porém, o Baixinho recebeu na direita um bom cruzamento da esquerda e, livre, bateu cruzado e fez. O bandeirinha, contudo, marcou mais um impedimento.
No segundo tempo, logo aos 4 minutos, Alex Dias recebeu cruzamento vindo da esquerda na segunda trave, rasteira, e só teve o trabalho de empurrar para dentro da trave de Gustavo.
A jogada começou com uma cobrança de falta de Edmundo no campo de ataque. A bola sobrou para a zaga vascaína, que armou o contra-ataque. Fernandinho foi quem cruzou para Alex Dias marcar.
Logo depois, aos 18 minutos, Edmundo fez grande jogada na ponta direita, venceu os zagueiros e cruzou rasteiro, cruzado, em direção do gol.
Adriano, que tinha acabado de entrar no lugar de Alexandre, dividiu com o zagueiro já dentro da pequena área e conseguiu chutar e marcar.
Aos 31 minutos, Fernandinho, que já tinha dado o passe para Alex Dias, invadiu a área pela esquerda e chutou fraco. A bola foi rasteira, passou no meio das mãos de Gustavo, bateu na trave esquerda e entrou.
Aos 44 minutos, numa jogada muito polêmica, Márcio Martins, que há pouco entrara no lugar de Michel Bastos, tentou evitar que a bola saísse pela linha de fundo, chutando-a em cima de um zagueiro. Para sorte alvinegra, a bola bateu no atleta carioca e entrou. Houve muita reclamação de que a bola já havia saído quando Martins chutou.
Menos de três minutos depois, Meneguel foi deslocado dentro da pequena área por Adriano, numa disputa para cabecear a bola, e Carlos Eugênio Simon deu pênalti. Romário bateu e selou o empate.
O próximo jogo do Figueirense será neste sábado, dia 15, às 18h10min, contra o Paraná, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Já o Vasco vai ao Estádio Beira-Rio enfrentar o Internacional, no domingo, dia 16, às 16h.
FELIPE LENHART