| 04/09/2005 12h16min
O governo norte-americano solicitou oficialmente hoje à Comissão Européia (CE) e à presidência britânica da UE que enviem ajuda de emergência às vítimas do furacão Katrina, que arrasou o sudeste do país. A demanda inicial inclui kits de primeiros socorros, cobertores, caminhões para o transporte de água e 500 mil pacotes de comida preparada, segundo informou a CE em um comunicado.
Esta é a primeira vez na história que Washington pede à União Européia esse tipo de assistência, confirmou a porta-voz do Executivo do bloco europeu, Barbara Helfferich. O pedido foi feita hoje pela Agência Federal de Controle de Emergências (Fema), após vários dias de contatos informais para avaliar as necessidades mais emergenciais das vítimas.
Segundo o Executivo da UE, muitos Estados membros já fizeram suas ofertas específicas de ajuda – Reino Unido, Alemanha, Itália, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Bélgica – ou iniciaram os trâmites para determinar qual pode ser sua contribuição, como nos casos da Espanha, Áustria, Eslováquia e Luxemburgo.
Várias equipes de especialistas neste tipo de catástrofes de diferentes Estados membros também estão preparados para viajar até a zona da catástrofe e se mobilizar de forma imediata. A Comissão nomeará um responsável para a coordenação técnica da ajuda que os sócios comunitários enviarão.