| 04/09/2005 10h47min
O papa Bento XVI ofereceu hoje suas orações às vítimas do furacão Katrina, que destruiu o sul dos Estados Unidos, sobretudo a cidade de Nova Orleans, e anunciou o envio de ajuda humanitária.
Após a reza dominical do Ângelus, o Pontífice, que nos últimos dias expressou em diferentes ocasiões sua solidariedade, reiterou seu pesar:
– Nesses dias estamos todos sofrendo com o desastre causado por um furacão nos EUA, especialmente em Nova Orleans. Por isso, desejo dedicar minhas orações aos defuntos e a seus familiares, aos feridos, aos que estão sem casa, aos doentes, às crianças e aos idosos.
Depois, dedicou umas palavras às pessoas empenhadas nas tarefas de resgate e reconstrução, antes de manifestar que tinha pedido que chegasse à população afetada o testemunho de sua solidariedade com o envio de ajuda humanitária.
Bento XVI assinalou que encarregou disso o arcebispo Paul Josef Cordes, presidente do Pontifício Conselho Cor Unum.
Alem de lembrar das vítimas do furacão Katrina, o Papa lamentou os mil mortos durante uma procissão feita em Bagdá e reiterou seu chamado à reconciliação e à restauração da confiança no Iraque.
AGÊNCIA EFE