| 03/09/2005 18h42min
Um grupo de 273 membros da Guarda Nacional porto-riquenha embarcou hoje para o Estado da Louisiana, nos EUA, com o objetivo de dar apoio nos trabalhos de segurança nas áreas atingidas pela passagem do furacão Katrina.
Este grupo, junto a outros 80 efetivos da Companhia 480 da Polícia Militar que embarcaram na sexta-feira para esse Estado, também terá a tarefa de localizar os porto-riquenhos mortos, feridos ou desaparecidos nas zonas atingidas. Assim informaram hoje o secretário de Estado designado, Fernando J. Bonilla, e o auxiliar-geral da Guarda Nacional em Porto Rico, o general Francisco Márquez, durante uma entrevista coletiva na base aérea Muñiz, em Carolina, próximo a San Juan.
Segundo os funcionários, o diretor-executivo da Administração de Assuntos Federais de Porto Rico, Eduardo Bhatia, já entregou aos soldados uma lista preliminar com os nomes dos porto-riquenhos que não puderam ser contatados por seus familiares. O Departamento de Estado informou que o governo da ilha colocou à disposição das entidades federais 1.122 membros da Guarda Nacional e 60 socorristas voluntários para que auxiliem as vítimas do furacão.
O funcionário pediu à população que contribua "como possa" com as vítimas do furacão Katrina, através da Cruz Vermelha Americana.