| 03/09/2005 19h25min
As equipes de resgate começaram hoje a recolher corpos na cidade de Nova Orleans, onde se teme que o número de vítimas chegue a 2 mil apenas em um dos necrotérios, segundo um responsável dos Serviços de Saúde dos Estados Unidos.
Craig Vanderwagen, almirante dos Serviços de Saúde Pública americanos, declarou em entrevista coletiva que é impossível fazer um balanço de vítimas até o momento.
As tarefas de recolhimento de corpos começaram e não se exclui, segundo ele, que possam chegar a registrar entre mil e 2 mil mortos apenas no necrotério montado na prisão de São Gabriel.
O diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências, Mike Brown, não quis dar números porque, segundo disse, há gente nos abrigos e ainda não foram contabilizados os corpos recuperados.
À espera de conhecer os primeiros dados oficiais, algumas autoridades já se aventuraram a fazer seus próprios cálculos. É o caso do prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, que já advertiu no início da semana que na cidade havia "centenas, milhares" de mortos. Muito mais pessimista foi o senador republicano David Vitter, que acredita que o número de vítimas do furacão Katrina, somente na Louisiana, poderia chegar a 10 mil.
O que já é oficial é que no Estado do Mississippi são, até o momento, 147 as mortes confirmadas.
AGÊNCIA EFE