| 14/06/2005 13h23min
A atenção política da maioria dos brasileiros está voltada para Roberto Jefferson. A partir das 14h30min desta terça, dia 14, o presidente nacional do PTB prestará depoimento sobre as denúncias de corrupção no governo federal no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. A expectativa é pela apresentação de provas sobre o suposto Mensalão – esquema onde parlamentares receberiam propina do governo em troca de apoio político.
Para acompanhar a movimentação em Brasília, o clicRBS realizará uma cobertura especial. O internauta poderá acompanhar as declarações de Jefferson em áudio e vídeo: a Rádio Gaúcha, a TV COM e a TV Câmara transmitirão os trabalhos ao vivo. Os principais desdobramentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios serão monitorados de perto.
O mercado financeiro também está em alerta. Dependendo das revelações, o dólar pode subir e a bolsa cair. Nesta terça, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) começa a reunião que definirá a nova taxa básica de juros (Selic).
A Câmara montou um esquema de segurança especial para receber o petebista. O deputado, que fez as denúncias em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, informou que não falará com a imprensa. Para evitar o contato, o Departamento de Polícia Legislativa fará um cordão de isolamento para o deslocamento do parlamentar.
Jefferson não terá limite de tempo para apresentar sua defesa e cada integrante do conselho, formado por 15 deputados, terá 10 minutos para fazer perguntas, com direito a réplica. Já os parlamentares que não fazem parte do conselho terão a palavra por cinco minutos. O presidente do PTB responde a processo aberto a pedido do Partido Liberal (PL).
Com informações da Agência Brasil e do jornal Zero Hora.