| 03/08/2004 07h37min
O senador Pedro Simon (PMDB) anunciou nesta segunda, dia 2, que vai pedir ao presidente da Luiz Inácio Lula da Silva o afastamento do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles.
– É mais interessante que o governo se manifeste agora, antes que o Congresso recomece efetivamente as atividades. Vai poupar muito desgaste – afirmou.
Para o senador, a exoneração seria a solução mais adequada.
– O governo, na dúvida, deveria demitir Meirelles. Quando é um funcionário de uma outra área, pode até haver discussão, mas no BC ou tem credibilidade ou não tem – acredita o senador.
Simon comparou as suspeitas em relação a Meirelles às denúncias enfrentadas por Francisco Lopes quando presidiu o BC no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Na época, o BC foi acusado de favorecer os bancos Marka e FonteCindam no episódio do fim da paridade cambial real-dólar, em 1999.
– As acusações contra Chico Lopes eram até singelas comparadas com essas. E quando ele foi demitido já era tarde para o governo. Lula ainda tem credibilidade a resguardar – declara o senador.
Simon diz que prefere ver a situação das acusações de Meirelles resolvidas antes das votações importantes do Congresso para que não precise fazer um pronunciamento da tribuna:
– Se Deus quiser, não vou precisar falar sobre esse assunto.
Com informações de Zero Hora.