| hmin
O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, goza da confiança do governo e que a Receita Federal está analisando as denúncias contra ele e vai se pronunciar.
Mercadente afirmou que Meirelles tem uma vida empresarial "exitosa" no mercado financeiro e, caso a Receita encontre alguma pendência, elas serão corrigidas. Ponderou, no entanto, que Meirelles "tem fonte de recursos com origem conhecida'' e que "tudo que diz respeito à vida privada dele anterior ao governo não prejudica a função''.
Meirelles enfrenta denúncias de que teria contas a acertar com a Receita por ter apresentado declarações de renda diferentes ao Fisco e à Justiça Eleitoral. Em outra frente, documentos lançam dúvidas sobre como sua fortuna é administrada.
O senador reagiu de forma semelhante às denúncias de evasão de divisas e sonegação contra o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, dizendo que tanto ele quanto Henrique Meirelles possuem o mesmo perfil.
Para Mercadante, a série de escândalos com figuras-chave da economia é fruto da democracia e do momento eleitoral.
Com informações da agência Reuters.