| 06/06/2010 21h05min
Foi sofrido, mas o Atlético-GO conseguiu a primeira vitória no Brasileirão Série A nesta temporada ao vencer o Cruzeiro por 2 a 1 no Serra Dourada. A vitória não tira o time goiano da lanterna da competição, mas alivia a pressão no clube. Já o Cruzeiro permanece nos nove pontos e agora se dedica à procura de um novo treinador, já que o time hoje foi treinado pelo interino Emerson Ávila.
O jogo começou com ritmo lento, com muito respeito entre as duas equipes. Tanto que a melhor chance do Atlético foi em uma falta sofrida por Tiuí aos dois minutos, cobrada pelo goleiro Márcio na barreira. Com isso, o Cruzeiro mandou na partida. Aos 10, o rápido Thiago Ribeiro fez jogada pela direita e cruzou para Wellington Paulista cabecear em cima de Márcio. Aos 13, novamente o camisa 9 recebeu cruzamento e, de cabeça, mandou na trave esquerda.
A partir daí, o Atlético-GO resolveu acordar, mesmo com o excesso de faltas e cartões amarelos. O atacante Pedro Paulo, que estreou como titular, deu boa movimentação e tentou resolver em chute por cima do gol aos 17 minutos. Aos 29, ele recebeu bola na área e fez passe preciso para Rodrigo Tiuí, que retornava de lesão, marcar o primeiro.
O time goiano melhorou, mas pecou por não ser agressivo. O resultado veio antes do fim do primeiro tempo. Aos 42, Leonardo Silva roubou bola, tocou para Henrique que fez lançamento preciso para Wellington Paulista driblar Márcio e empatar. Os jogadores rubro-negros protestaram muito e queriam toque de mão de Leonardo Silva e impedimento de Wellington, mas não foram atendidos.
O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro: lento. Só alguns chutes por cima que assustaram, como o de Ayrton, pro Atlético, aos dois minutos e o de Roger, pro Cruzeiro, aos 12. Sem ofensividade, Geninho resolveu mudar e colocou Elias em campo. A alteração mexeu com o time rubro-negro, e logo no primeiro lance do meia, em cobrança de escanteio, Tiuí cabeceou com perigo.
O time goiano acordou, mas era barrado pelos vários impedimentos, 10 ao todo. Porém, aos 25, duas chances de uma vez. Elias caiu na área e pediu pênalti, não atendido. Na volta, Ayrton achou Tiuí na área, mas ele perdeu o controle da bola. A Raposa respondeu e Márcio salvou o Atlético aos 29, primeiro em saída nos pés de Thiago Ribeiro e depois em chute a queima roupa de Wellington Paulista.
O Atlético-GO era guerreiro e, de tanto lutar, acabou recompensado. Aos 39, Pituca roubou bola na defesa, passou para Marcão, que entrou no lugar de Tiuí, lesionado, e o camisa 17 fez bela assistência para Pedro Paulo marcar o primeiro gol com a camisa atleticana e dar números finais à partida.
ATLÉTICO-GO (2)
Márcio; Ayrton, Welton Felipe, Jairo e Erandir; Agenor, Pituca, Ramalho e Keninha (Elias, 16’/2°T) ; Rodrigo Tiuí (Marcão, 33’/2°T) e Pedro Paulo. Técnico: Geninho.
CRUZEIRO (1)
Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Fabinho, Henrique e Roger (Guerron, 23’/2°T) ; Thiago Ribeiro (Pedro Ken, 32’/2°T) e Wellington Paulista (Guerron, 23’/2°T). Técnico: Emerson Ávila.
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data/Hora: 6/6/2010 às18h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Anderson José de Moraes (SP)
Renda e público: R$ 52.610,00 / 3.419 pagantes
Cartões amarelos: Agenor, Ramalho, Keninha, Elias e Marcão (ATG); Leonardo Silva e Jonathan (CRU)
Gols: Rodrigo Tiuí 29'/1ºT (1-0), Wellington Paulista 42'/1ºT (1-1) e Pedro Paulo 39'/2ºT (2-1)