| 14/05/2010 22h51min
Num jogo pegado, com muitas faltas, o Figueirense bateu a Portuguesa por 2 a 1 nesta sexta-feira, dia 14, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Com o resultado, o Furacão assumiu provisoriamente a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, com seis pontos. João Filipe e Roberto Firmino marcaram para o Figueira. O gol dos visitantes foi anotado por Luiz Carlos.
>>> Veja a galeria de fotos da partida
>>> Assista aos gols no site da RBS TV SC
Na próxima rodada, o Figueirense enfrenta o América-MG, no sábado, dia 22, às 16h10min, fora de casa, Já a Portuguesa recebe o Coritiba, na terça-feira, dia 18, às 21h, no estádio do Canindé, em São Paulo.
O jogo
Estreando sua camisa nova, o Figueirense foi superior durante o todo o primeiro tempo de partida. Os alvinegros conseguiam criar mais jogadas e abafavam a saída de bola da Portuguesa. Com menos de um minuto de jogo, Marcelo Nicácio já arriscou o primeiro chute.
A Lusa bem que tentava sair jogando, mas não conseguia passar pela marcação do time da casa. Aos quatro minutos Willian, em jogada individual, armou o lance, botou na perna esquerda e mandou o chute. A bola acabou pegando na mão do zagueiro adversário, mas o árbitro não marcou nada.
Boas jogadas acabaram resultando em gol. Após cobrança de escanteio, o zagueiro João Filipe aproveitou o bate e rebate na área e mandou de perna esquerda para as redes do goleiro Andrey.
O time da casa tinha facilidade em trabalhar a bola pelo lado direito. Aos 16 minutos, Lucas fez boa jogada com Roberto Firmino. O meia se livrou da marcação, fez uma graça e passou para Willian. O atacante acabou pegando na bola de raspão.
Mesmo estando melhor em campo, o Figueira acabou sofrendo o gol de empate no final do primeiro tempo. A defesa alvinegra bobeou e Paulo Sérgio cruzou na cabeça de Luiz Carlos, que não perdoou.
Segunda etapa mais equilibrada
O jogo ficou mais parelho no segundo tempo. A Portuguesa diminuiu os erros de passe e o Figueirense caiu um pouco de rendimento.
Aos seis minutos, Willian fez bom passe para Juninho. O volante fez tudo certo mas, ao chutar, a bola foi muito forte, passando à frente de Marcelo Nicácio. Três minutos depois foi a vez de João Paulo arriscar de fora da área. O lateral mandou uma bomba, o goleiro Andrey bateu roupa, mas acabou recuperando a bola.
A torcida pede, e ele entra
'Obedecendo' os gritos da torcida, Márcio Goiano colocou o ídolo Fernandes em campo no lugar de Marcelo Nicácio. O meia conseguiu armar boa jogada, saiu da marcação e deixou com Lucas. O lateral dominou, fintou uma vez mas, na segunda, perdeu a bola para a zaga paulista.
A Portuguesa tinha pressa e estava melhor em campo. Mas nada que durasse muito tempo. Após um tremendo vacilo do zagueiro Preto Costa, Roberto Firmino ficou livre, na cara do gol e fechou o placar: 2 a 1 Figueira.
Após marcar o segundo gol, o Furacão deu uma acordada e segurou as investidas da Lusa até o final da partida.
Ficha técnica
FIGUEIRENSE (2)
Wilson; Lucas, João Filipe, Roger Carvalho, João Paulo (Bilú); Ygor, Maicon (Coutinho), Juninho, Roberto Firmino; Marcelo Nicácio (Fernandes) e Willian
Técnico: Márcio Goiano.
PORTUGUESA (1)
Andrey; Preto Costa (Romano), Domingos, Thiago Gomes; Paulo Sérgio, Acleisson, Marcos Paulo, Henrique (Celsinho), Fabrício; Héverton e Luiz Carlos (Malaquias)
Técnico: Osvaldo Alvarez
Gols: João Filipe, aos 9 minutos do primeiro tempo, e Roberto Firmino, aos 25 da segunda etapa (F). Luiz Carlos, aos 41 do primeiro tempo (P).
Cartões amarelos: Preto Costa, Héverton, Paulo Sérgio, Marcos Paulo e Domingos (P). Roger Carvalho, Wilson, Marcelo Nicácio e Juninho (F).
Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá, auxiliado por Jackson Massara dos Santos e Edmundo da Souza Costa.
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Público total: 7.423
Renda: R$ 22.255,00