| 08/05/2010 20h14min
O Figueirense começou bem a trajetória rumo à elite do futebol brasileiro e derrotou o São Caetano por 1 a 0 neste sábado, dia 8, pela primeira rodada da Série B 2010. O gol do triunfo foi marcado pelo meia Roberto Firmino, aos 21 minutos do segundo tempo, em partida disputa no estádio do Canindé, em São Paulo (o Anacleto Campanella foi vetado pela CBF por falta de vistoria).
Com os três pontos ganhos, o técnico Marcio Goiano terá seis dias de paz na preparação da equipe para o confronto da segunda rodada, às 21h da próxima sexta-feira, dia 14, contra a Portuguesa. O jogo será disputado no estádio Orlando Scarpelli. Em entrevista à rádio CBN/Diário após a vitória sobre o Azulão, o técnico Marcio Goiano explicou que superar os equívocos da primeira etapa foi a chave para o sucesso:
— Muitos erros de passe fizeram nós sofrermos um pouco, e poderíamos pagar caro. Fazendo uma leitura do primeiro do tempo a marcação estava encaixada, então não vimos necessidade de uma troca, e sim de um acerto. No segundo tempo, graças a Deus os jogadores entenderam o recado. Eu estive lá dentro e sei como é, ninguém erra porquer quer, mas tem que minimizar ao máximo. Foi uma vitória muito importante.
Experiência em campo
Goiano aproveitou para explicar a alteração que promoveu no segundo tempo, tirando o atacante Marcelo Nicácio para a entrada do meia Fernandes:
— Foi só uma situação de jogo, para dar ritmo tanto ao Nicácio quanto ao Fernandes. É uma situação em que estamos buscando trabalhar com esses dois atletas, até porque sabemos da qualidade dos dois. Eu coloquei os jogadores mais experientes dentro de campo para ter mais posse de bola (o volante Bilu também entrou em campo na segunda etapa, no lugar do atacante Willian).
Superação
Outro fator abordado pelo comandante alvinegro foram as poucas críticas que a equipe sofreu da torcida e da impresa após o fim da participação no Campeonato Catarinense. Na opinião de Goiano, o crescimento do time ao longo da competição provou que o Alvinegro estava no caminho certo:
— A gente teve uma tranquilidade muito grande para iniciar essa competição hoje. Os erros (contra o São Caetano) a gente credencia à juventude do time, ao gramado diferente do campo, à bola um pouco mais leve. Mas o principal é o atleta, e o mais importante foi que eles se superaram.
Por fim, ex-jogador que é, Marcio Goiano revelou um comentário que fez a um de seus comandados durante a partida:
— Até brinquei com o (atacante) Nicácio: é mais fácil lá dentro. Aqui fora nós somos torcedores — resumiu, bem-humorado.