| 05/05/2010 05h08min
O filho de Silas é o trunfo da direção do São Paulo para fazer com que o treinador do Grêmio aceite trocar o Olímpico pelo Morumbi. A mudança de clube permitiria ao técnico ficar mais próximo do garoto Kaleb, de 14 anos, que atua na equipe sub-15 do São Paulo. Silas, que disse estar focado apenas no jogo de hoje, às 21h50min, contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, desmente ter sido procurado.
O São Paulo se classificou ontem às quartas de final da Libertadores nos pênaltis, após empate em 0 a 0 com o Universitário do Peru. O técnico Ricardo Gomes voltou a ouvir vaias da torcida. O interesse dos paulistas por Silas foi divulgado ontem pelo jornalista André Rizek, apresentador do programa Redação Sportv. Contatado por Zero Hora, Rizek disse que a investida sobre o treinador foi feita por um dirigente do clube paulista, sexta-feira ou sábado. Antes da final do Gauchão, portanto.
Não se trata, na verdade, de interesse recente. Antes de contratar Ricardo Gomes, em junho de 2009, o São Paulo já havia feito uma tentativa para retirar Silas do Avaí. Naquela ocasião, o responsável pelas tratativas foi o diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes. Silas chegou a admitir ao Sportv que a negociação, naquele momento, “havia batido na trave”.
– O negócio é quente. O São Paulo tem interesse mesmo. Só não sei se Silas irá aceitar – afirma Rizek.
Durante entrevista coletiva, ontem, Silas chegou a pedir aos jornalistas que pulassem as perguntas sobre o São Paulo. Seu tom hesitante, contudo, sugeria que algum contato havia mesmo sido feito. Para Silas, seria desrespeitoso abordar o assunto antes de uma partida importante para o Grêmio.
– Se você insistir nessa questão, vou ser obrigado a não responder. Estou pedindo para que me deixe quieto – reagiu, diante da insistência de ZH.
Pouco depois, questionado por André Silva, da Rádio Gaúcha, foi enfático:
– Pode dizer que o Silas não foi procurado.
Para Silas, seria “desleal” interromper seu trabalho neste momento. Ele revela satisfação com a conquista do título gaúcho, que considera o primeiro fruto de seu trabalho no Olímpico.
– Eu acredito em palavra de honra. Os dirigentes acreditaram em mim, deram a cara para bater quando muitos estranharam a contratação de um treinador jovem. Além disso, poucos clubes do Brasil têm uma estrutura igual a do Grêmio – ressaltou.
A divulgação da sondagem paulista revoltou a diretoria do Grêmio. O diretor de futebol Luiz Onofre Meira interpreta a notícia como uma forma de desestabilizar o clube. Assegura que o diálogo com Silas é aberto e, em nenhum momento, o treinador revelou ter sido procurado por outro clube.
Silas iniciou sua carreira como jogador no São Paulo na década de 80. Junto com Müller e Sidney, fez parte dos “Menudos do Morumbi”.