| 21/04/2010 23h49min
Em um jogo muito disputado, o Avaí venceu o Grêmio por 3 a 2 na Ressacada pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Mesmo com a derrota a equipe gaúcha ficou com a vaga para as quartas. Na partida do Olímpico, o Grêmio venceu o Leão por 3 a 1.
O jogo
No reencontro do técnico Silas com a torcida avaiana, o Avaí apresentou na Ressacada, nos primeiros 45 minutos, o melhor futebol do ano. Sem tomar conhecimento do Grêmio, o time partiu para cima dos gaúchos e encurralou a equipe de Silas para a sua defesa.
>>> Assista os gols da partida pelo site da RBS TV
Logo aos dois minutos, na cobrança de escanteio, a zaga do Grêmio afastou mal e Robinho chutou, a bola desviou na zaga e saiu em escanteio.
O Avaí continuava bem melhor do que o Grêmio em campo. Aos 11 minutos, Robinho e Batista tabelaram na entrada da área, Robinho chutou, mas a bola saiu fraca e chegou fácil às mãos do goleiro Victor.
No único lance de perigo da equipe gremista no primeiro tempo, Leandro Leandro cruzou para Borges, que de cabeça mandou a bola perto do travessão gol de Zé Carlos, mas a bola saiu pela linha de fundo aos 15 minutos.
Aos 28 minutos, Robinho cobrou falta na entrada da área, a bola bateu na barreira e sobrou para Roberto, o atacante avaiano chutou de primeira e Victor fez uma grande defesa, mandando a bola para escanteio.
O gol do Avaí estava amadurecendo e, aos 37 minutos, na bola levantada, depois de um bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Rafael, o zagueiro cabeceou à queima-roupa e o goleiro do Grêmio fez uma defesa incrível na Ressacada.
A pressão do Avaí se transformou em gol aos 44 minutos. Robinho cobrou escanteio curto para Davi, o meia cruzou a bola na cabeça de Roberto e o atacante avaiano abriu o placar na Ressacada.
Segundo tempo
Na volta para a segunda etapa, o técnico Silas, do Grêmio, mudou a postura do time. O resultado apareceu depois de 10 minutos. Na bola levantada na área, a zaga do Leão falhou e a bola sobrou para Jonas, que dominou no peito e acertou um belo chute, sem chances de defesa para o goleiro Zé Carlos e empatou a partida.
O Avaí sentiu o gol e aos 13 minutos Borges chutou forte e Zé Carlos fez uma excelente defesa e mandou a bola para escanteio.
Passado o susto depois do gol sofrido, o Avaí voltou a dominar as ações ofensivas. Mas o desgaste físico começava a aparecer. Mesmo assim o Leão chegava ao ataque sempre com o atacante Roberto. Aos 25 minutos, ele lançou para Davi, que chutou e Victor fez mais uma boa defesa.
O Avaí chegou ao segundo gol aos 27 minutos. Mais uma vez Roberto fez uma grande jogada pela esquerda e cruzou rasteiro, Laércio, que entrou no intervalo da partida, apenas completou de esquerda para colocar o Avaí na frente no placar.
O Leão ficou com a vantagem pouco tempo. Aos 32 minutos, Fábio Rochemback cobrou falta com força, a bola passou pelo meio da barreira e entrou no ângulo esquerdo do gol de Zé Carlos e voltou a empatar a partida.
O time se abateu com o segundo gol tomado. O Leão chegava apenas em bolas levantadas na área e, aos 35 minutos, numa delas o goleiro Victor falhou e Medina tentou a bicicleta, mas a zaga do Grêmio tirou antes de a bola entrar.
Para coroar a boa atuação avaiana o gol da vitória aconteceu aos 47 minutos. Robinho recebeu a bola na entrada da área e tocou de primeira para Laércio, na esquerda, o atacante tocou com categoria na saída do goleiro Victor e marcou o terceiro gol e deu a vitória ao Avaí. Depois do apito final do árbitro Heber Roberto Lopes, a torcida avaiana reconheceu a boa atuação do time e aplaudiu os comandados de Chamusca.
Ficha técnica
AVAÍ (3)
Zé Carlos; Emerson Nunes (Patric), Rafael, Emerson e Uendel; Marcinho Guerreiro, Batista, Robinho e Davi (Medina); Roberto e Cristian (Laércio).
Técnico: Péricles Chamusca
GRÊMIO (2)
Victor; Edilson, Mário Fernandes, Rodrigo e Fábio Santos; Ferdinando, William Magrão (Fábio Rochemback), Leandro (Adilson) e Douglas; Borges e Jonas (Hugo).
Técnico: Silas
Gols: Roberto (A), aos 44 minutos do primeiro tempo; Jonas (G), aos nove minutos, Laércio (A), aos 27, Fábio Rochemback (G), aos 32 do segundo tempo e Laércio (A), aos 47.
Cartões Amarelos: William Magrão, Victor, Fábio Santos, Rodrigo (G); Medina e Marcinho Guerreiro (A).
Arbitragem: Heber Roberto Lopes, auxiliado por Ivan Carlos Bohn e Bruno Boschilla.
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Público: 12.414
Renda: R$ 139.305