| 14/03/2010 16h14min
Nascido em São Bernardo e criado em Indaiatuba, no interior de São Paulo, Deco construiu sua carreira como jogador português, e na Copa de 2010 enfrentará o Brasil na primeira fase. O jogo pode valer a sobrevivência de uma das equipes. Neste domingo, o programa Esporte Espetacular publicou uma entrevista com o jogador, que falou sobre esse e outros assuntos, entre eles a final do Mundial de Clubes de 2006, quando jogava pelo Barcelona. Deco admite que o seu time menosprezou o Inter, e que esta foi a pior derrota da sua carreira.
— Nossa preparação foi zero. A gente não tinha visto vídeos do Inter. Ninguém esperava que o Barcelona pudesse perder uma final daquelas — afirma.
Deco é corintiano assumido e admite que está infeliz no Chelsea. Seu contrato vai até julho de 2011, mas por "problemas familiares", o jogador diz que não gostaria de levar o compromisso até o fim. Ele afirma que jogar pelo time do coração talvez seja a única coisa que ainda falte na sua carreira,
mas a pressa de voltar
após a Copa pode fazê-lo adiar o sonho.
— Se eu vou antecipar minha volta, não posso ficar esperando o Corinthians. Se tiver outra proposta boa de um clube, eu acabarei indo. Porque o que eu quero é voltar pro Brasil — revelou.
Deco é cunhado de Alecsandro, centroavante do Inter. Recentemente, Alecsandro afirmou que conversa com Deco sobre o Inter.
Possível adversário da Seleção na Copa, Deco não enfrentaria uma situação inédita. Em sua estreia com a camisa de Portugal, em 29 de março de 2003, enfrentou justamente o Brasil. E marcou o gol da vitória por 2 a 1.
— Foi a sensação mais estranha que já tive na minha carreira — lembrou o jogador.
As informações são do site Globoesporte.com.