| 24/02/2010 14h38min
O Figueirense volta a jogar pelo Estadual às 16h deste sábado, dia 27, diante do CFZ Imbituba, no estádio Emília Mendes Rodrigues, pela primeira rodada do Returno. As duas semanas sem jogo oficiais foram aproveitadas pela comissão técnica para aprimorar a condição física dos atletas.
Segundo o preparador físico do clube, José Fernando Gonçalves, o ritmo de exercícios foi planejado para que os jogadores evoluam fisicamente até o final da temporada, sem sofrer grande desgaste no início do ano:
— A preparação não começa do zero, e sim da onde parou. A preparação foi planejada desde o começo do ano. Eu já tinha uma ideia do que ia fazer, dando continuidade a algumas metodologias que eu acredito, e vamos manter até o final da temporada de 2010.
Gonçalves explicou também que o fim do horário de verão é positivo para a preservação dos atletas, já que os jogos serão realizados sob um calor menos intenso a partir do
Returno:
— O calor prejudica muito o rendimento,
porque todo o sistema imunológico do atleta trabalha em dobro. Podem ocorrer cãibras, desgaste... realmente o atleta não passa bem com calor.
Por fim, o preparador físico alvinegro comentou sobre o bom preparo físico do JEC, time campeão do Turno, que iniciou antes que o Figueirense a preparação para o Estadual:
— Que tinham uma vantagem por estarem se preparando antes, tinham sim. Se vai cair ou não (o rendimento no Segundo Turno), não sei dizer porque não sei qual foi o planejamento deles, a organização da carga de trabalho. O Joinville foi campeão do Turno por mérito. É uma equipe que tem uma grande qualidade, tanto física quanto técnica, e vai dar trabalho no Returno — encerrou.
Figueira aproveitou pausa no Estadual para seguir com treinamentos
Foto:
Divulgação, Site oficial Figueirense