| 02/02/2010 09h37min
*Atualizado às 11h.
O Grêmio encara o São Luiz nesta quarta, às 17h, no Olímpico, pela primeira fase do Gauchão. Por isso, nesta terça-feira, feriado em Porto Alegre, os portões do estádio foram fechados para o treinamento. Desde que chegou, o técnico Silas avisou que véspera de jogo é sempre com treino fechado.
O treinador define nesta manhã a equipe que vai a campo na quarta. Silas gosta de escalar o time conforme o adversário. Até agora, ele mandou o Grêmio a campo principalmente nos esquemas 3-5-2 e 4-4-2, variando durante as partidas. O meia Souza já é ausência confirmada, já que ficará parado por cerca de seis meses. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no último Gre-Nal.
O Grêmio ainda aguarda pela recuperação total de Leandro, que sente um desconforto no pé em que levou uma pancada. O meia Douglas ainda não teve seu nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da
CBF e, enquanto isso não ocorrer, não pode atuar. Nessas
condições, Maylson pode receber uma chance no lugar do lesionado Souza, porém o mais provável é que Hugo jogue.
A segunda parte do treino, por volta das 10h, foi aberta. Neste momento, todos os jogadores que atuaram a maior parte do Gre-Nal estavam descansando ou batendo bola em um dos lados do campo. Na outra metade, os reservas faziam um trabalho com bola de dois toques, comandado pelo técnico Silas. O atacante Leandro não estava no gramado.
A tendência contra o São Luiz é time titular, o mesmo do Gre-Nal, talvez com mudança de esquema. O treinador gremista concede entrevista coletiva depois do treino.