| 06/11/2009 20h
O futebol de Santa Catarina terá mudanças importantes na temporada 2010. Em congresso técnico realizado nesta sexta-feira, dia 6, na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, ficou decidido que apenas o campeão do Estadual 2010 terá direito a disputar a Copa do Brasil do ano seguinte. A segunda vaga catarinense no torneio nacional será do campeão da Copa Santa Catarina, que também renderá vaga Série D 2011.
A divisão das vagas na Copa do Brasil não agradou à dupla da Capital — Avaí e Figueirense — que votaram contra. Porém, os demais clubes que participaram da reunião foram a favor, e prevaleceu a vontade da maioria. O Campeonato Catarinense 2010 tem início no dia 17 de janeiro e se encerra dia 2 de maio de 2010, com transmissão da RBS TV.
Representantes de JEC, Chapecoense, Criciúma, Atlético-Ib, Brusque e Metropolitano também estiveram no encontro. As oito equipes são as mesmas que disputarão o Campeonato Catarinense do próximo
ano, faltando a definição do
campeão e do vice da Divisão Especial 2009 para serem conhecidos os outros dois participantes.
Catarinense com mudanças
Além da mudança na definição dos dois representantes de SC na Copa do Brasil, a fórmula do Catarinense 2010 também sofreu algumas alterações. O torneio seguirá o modelo do ano passado, com os 10 times jogando entre si em turno e returno. A novidade é que agora cada turno terá semifinal e final (ambos com jogo único). Os semifinalistas serão os quatro times com maior pontuação, e os vencedores de cada turno se enfrentarão na grande decisão do título (esta, com partidas de ida e volta).
Caso o mesmo clube vença tanto o turno quanto o returno, este fará a final com o time que tiver obtido maior pontuação na soma dos dois turnos. O grande campeão terá o direito de jogar a Copa do Brasil 2011, a exemplo do vencedor da Copa SC. Já os dois clubes que
tiverem pior pontuação na soma das nove rodadas
de turno e returno, serão rebaixadas para a Divisão Especial.
Copa Santa Catarina
Por conta da Copa do Mundo 2010, a Copa SC mudará de data e ocorrerá de 10 de maio a 10 de julho — o Mundial na África do Sul será de 11 de junho a 11 de julho — quando o Brasileirão estará parado. A fórmula de disputa será em turno e returno (com dois grupos) e a realização das semifinais com os dois primeiros de cada grupo para definir os finalistas. Os ganhadores de turno e returno disputarão o título e a vaga na Copa do Brasil.
A primeira rodada do Catarinense*:
Avaí x Brusque
Atlético-Ib x Chapecoense
Metropolitano x Vice-campeão da Divisão Especial
JEC x Criciúma
Figueirense x Campeão da Divisão Especial
*Veja a tabela do turno do Estadual 2010 no arquivo à direita
Delfim Peixoto, presidente da FCF, na reunião do Conselho Técnico nesta sexta-feira
Foto:
Ricardo Duarte