| 13/10/2009 07h46min
Nenhum dos cinco primeiros colocados venceu na 29ª rodada do Brasileirão. Com isso, os times que estão mais abaixo na tabela e ainda brigam por uma vaga no G-4 se aproximam, e a disputa esquentou ainda mais. O grande beneficiado da rodada foi o Flamengo, que venceu o São Paulo no sábado no Maracanã por 2 a 1, chegou aos 45 pontos e ficou apenas a dois da zona de classificação para a Libertadores.
Para o vice-líder São Paulo, a derrota só não foi mais desastrosa porque o Palmeiras perdeu outra chance de disparar na liderança ao ser derrotado para o Náutico, em Recife por 3 a 0 nesta segunda-feira. E os outros times que brigam na parte de cima da tabela também decepcionaram. O Goiás, mesmo jogando em casa contra o então lanterna Sport apenas empatou em 1 a 1, perdendo a chance de entrar novamente no G-4. O Atlético-MG perdeu o clássico no Mineirão para o Cruzeiro por 1 a 0 , mas ainda segue na quarta posição, apesar de duas derrotas seguidas.
A vitória da equipe de
Adilson Batista reforça a
recuperação do time, que chegou aos 42 pontos e está na sétima posição. Além disso, é líder do segundo turno com 20 pontos.
Quem também tropeçou e perdeu a chance de assumir a vice-liderança foi o Inter, de Mário Sérgio, que no sábado apenas empatou em casa com o Atlético-PR. O resultado afastou mais um pouco o time paranaense da zona do rebaixamento. Já o rival Coritiba tropeçou em casa no Barueri: derrota por 2 a 1 sábado e o fantasma do rebaixamento ainda à espreita.
Na disputa na parte de baixo da tabela, o Fluminense venceu o Santo André fora de casa por 2 a 1, sábado, mas a situação ainda é dramática. Com 25 pontos o time segue na lanterna do campeonato, a sete pontos do primeiro time fora do "Z-4", que é o Botafogo. Mesmo no Engenhão lotado, o Botafogo empatou com o Avaí em 2 a 2 depois de sair perdendo por 2 a 0. A torcida aplaudiu o esforço do time de Estevam Soares, que termina a rodada fora da zona de perigo
Sem nenhum interesse no
campeonato, o Corinthians voltou a jogar
bem e venceu o Grêmio no Pacaembu por 2 a 1, sábado. O destaque ficou por conta da boa atuação de Ronaldo, autor de um gol e da jogada do segundo. E nesta segunda, em outro jogo de pouco interesse, o Santos empatou em casa com o Vitória em 0 a 0.