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 | 12/10/2009 12h25min

Reformas em Interlagos estão bem adiantadas

Trabalhos para o GP do Brasil deverão ficar prontos até quarta

Às vésperas de todo Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1, o Autódromo de Interlagos passa por reformas. Porém, desta vez as atividades estão bem adiantadas e não são trabalhosas como em outros anos. Há 40 dias, 1,5 mil operários trabalham em 30 frentes e tudo deverá ficar pronto na quarta-feira.

A obra mais importante para este ano é na Curva do Café, onde o muro de concreto foi posicionado mais próximo da pista para evitar que os carros batam de frente devido ao ângulo de impacto. De resto, os únicos trabalhos foram de manutenção, como pintura de zebras e linhas.

– Estamos melhores do que no ano passado. Até a quarta-feira tudo estará pronto. A chuva andou atrapalhando o nosso trabalho, mas felizmente secou. Temos de aproveitar isso para terminar tudo logo – disse Cláudia Ito, nova diretora executiva do GP do Brasil.

Detalhes do circuito:

Curvas Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números, mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens, pois os homens contornavam a 1 e 2 de “pé embaixo”, ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas haviam enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.

Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.

Curva do Sol – Passou a ter esse nome pois toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido à mudança no sentido da corrida, agora anti-horário, mas o nome foi mantido.

Curva do Sargento – Este nome foi atribuído devido a um sargento da força pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entuasiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez, acontecendo novamente o "acidente". Após isso a curva foi batizada como a "Curva do Sargento".

Curva do Laranja - Devido à dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que nas corridas são tratados por laranjas, sempre erram a sua tangência.

Curva da Ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.

Curva do Pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista, foi dado este nome à curva.

Curva Bico de Pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de pato.

Curva da Junção - No antigo traçado, esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.

Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, o piloto Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à Curva do Sol, melhorando o traçado que estava proposto.

Mergulho - Antecede a junção. Esta curva, além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.

Café - Curva que antecede a entrada dos boxes, leva o nome devido à sua pequena angulação.

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