| 08/10/2009 23h
Palmeiras e Avaí fizeram um jogo equilibrado e muito disputado na noite desta quinta-feira, dia 8, no Palestra Itália, em São Paulo. Sentindo a falta do meia Diego Souza (que está com a Seleção Brasileira), entre outros desfalques, o Verdão não se impôs atuando em casa e deu espaço para o Avaí conseguir um bom resultado: empate em 2 a 2. Marcão, contra, e o zagueiro Emérson marcaram para o Leão, com Vágner Love descontando ainda no primeiro tempo. Robert fez o gol de empate palmeirense no final da partida.
>>> Assista aos gols do jogo no site da RBS TV
O resultado deixa o Avaí na 10ª posição na tabela do campeonato, com os mesmos 39 pontos de Cruzeiro, Santos e Corinthians. O Palmeiras vai aos 54 pontos e permanece como líder isolado da
Série A, cinco pontos à frente do segundo colocado São Paulo. Na
próxima rodada, a 29ª, o Avaí vai encarar o Botafogo no Rio de Janeiro (desfalcado de Marquinhos e Eltinho, que levaram o terceiro cartão) enquanto o Palmeiras vai a Recife enfrentar o Náutico.
O jogo
A partida começou com o Palmeiras tentando pressionar no ataque, mas os jogadores do Avaí estavam tranquilos e seguraram bem o ímpeto ofensivo dos paulistas nos primeiros minutos. Logo aos 2 minutos Figueroa cruzou da direita e Cleiton Xavier desviou de cabeça, para fora. O Avaí respondeu aos 7: Eltinho perdeu chance inacreditável debaixo do gol, com Marcos batido no lance, após cruzamento de Marquinhos da direita. A bola foi para fora, raspando a trave.
O primeiro gol da partida saiu aos 8: Marquinhos cobrou escanteio na primeira trave, William subiu, não achou nada, e o zagueiro Marcão desviou contra o próprio patrimônio: um a zero para o Avaí. O Palmeiras conseguiu chegar com perigo aos 17 minutos, quando
Vagner Love recebeu de Cleiton Xavier dentro da
área e chutou com perigo, à direita de Martini.
Emérson aumenta, mas Love desconta
O confronto seguiu muito disputado, mas com poucas chance claras de gol. E o Leão conseguiu aumentar o placar aos 29: Marquinhos cobrou falta na segunda trave, na cabeça do zagueiro Emérson, que mandou no canto direito de Marcos. Dois a zero para o Avaí, resultado parcial que poucos esperavam antes do início da partida.
Aos 36 minutos, porém, Vagner Love diminuiu para os líderes do campeonato. Cleiton Xavier cobrou escanteio na área, Rafael não conseguiu afastar e a bola sobrou limpa para o atacante estufar as redes. O Avaí ainda poderia ter aumentado aos 45, mas Muriqui escorregou na hora do passe para Marquinhos, que corria livre pela esquerda do ataque avaiano. Fim de primeiro tempo com placar de 2 a 1 para o Leão.
Pressão palmeirense no começo da 2ª etapa
O
Palmeiras voltou para o segundo tempo disposto a reverter o placar. Muricy Ramalho botou em
campo Robert e Willians no lugar de Obina e Jefférson, e o Alviverde quase marcou em chute de Cleiton Xavier que Marcos defendeu aos 5 minutos. Aos 7, Marquinhos cobrou falta no canto esquerdo de Marcos, que fez boa defesa.
Aos 12, Cleiton Xavier levantou na área, a zaga avaiana não afastou e Robert chutou em cima de Martini. O ex-meia do Figueirense fez novo levantamento na área aos 18, desta vez para Vagner Love, que desviou de cabeça para fora, à esquerda de Martini. O time da casa seguiu pressionando, mas insistia muito nos cruzamentos e a retaguarda do Leão se segurou como pôde.
Assis perde gol feito, Robert dá o castigo
O Avaí só conseguiu chegar com perigo aos 35 minutos, com o estreante Assis (que entrou no lugar de Muriqui minutos antes): o meia recebeu de Marquinhos, invadiu a área e chutou em cima de Marcos; a bola voltou para os pés do atleta azurra que, com o goleiro batido no lance, chutou em cima do
zagueiro Danilo.
Dois minutos mais tarde o
Leão perdeu mais uma ótima chance. William recebeu na cara de Marcos, mas pegou mal na bola e mandou para fora, à esquerda do arqueiro alviverde. E o castigo pelos tentos desperdiçados veio aos 39: Ortigoza recebeu na esquerda e cruzou, a defesa avaiana não acompanhou e Robert, livre, desviou para as redes de cabeça. Tudo igual no Palestra Itália com dois a dois no placar.
A torcida avaiana chegou a comemorar a vitória aos 43 minutos, quando Assis bateu cruzado e Cristian completou para o gol vazio. Mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalou impedimento do atacante, que substituiu William no segundo tempo. No final, empate em 2 a 2 e a sensação de que o time catarinense poderia ter voltado de São Paulo com os três pontos na bagagem.
Ficha técnica
Palmeiras (2)
Marcos; Danilo, Edmílson e Marcão; Figueroa, Souza (Ortigoza), Jumar, Cleiton Xavier e Jefferson (Willians);
Obina (Robert)e Vagner Love.
Técnico: Muricy Ramalho
Avaí (2)
Eduardo Martini; Augusto, Rafael e Émerson; Luis Ricardo, Marcus Winícius, Léo Gago, Marquinhos e Eltinho; Muriqui (Assis) e William (Cristian).
Técnico: Paulo Silas.
Gols: William (AVA), aos 8 minutos, e Émerson (AVA), aos 31 minutos. Vagner Love (PAL), aos 38 minutos do primeiro tempo. Robert (PAL), aos 40 minutos do segundo tempo.
Cartão vermelho: Vagner Love (PAL)
Cartões amarelos: Danilo, Edmílson e Obina (PAL). Eduardo Martini, Eltinho e Marquinhos (AVA)
Público: 16.597
Renda: R$ 705.471,24
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Dibert Pedrosa
Moises e Wagner de Almeida Santos (ambos do RJ).
Estádio: Palestra Itália.
William deu trabalho e participou do primeiro gol, mas não conseguiu dar a vitória ao Avaí
Foto:
Ari Ferreira/Lancepress