| 07/10/2009 15h53min
De um lado, três campeões olímpicos nas quadras. De outro, duas medalhas olímpicas conquistadas no vôlei de praia e inúmeros títulos internacionais. É com essas estrelas que Araraquara (SP) recebe, neste sábado, a primeira edição do Desafio de Vôlei, promovido pela CBV.
O evento prevê um duelo entre atletas da modalidade praia e indoor, que formarão equipes com quatro componentes cada. O jogo será disputado em uma quadra de areia montada dentro do Ginásio Gigantão e começará às 20h, com entrada gratuita. Os torcedores poderão contribuir com um quilo de alimento não-perecível, que será doado a instituições da cidade.
O jogo será um misto de regras e procedimentos do vôlei de quadra e de praia. A bola utilizada será a do vôlei de praia e o tamanho da quadra será o mesmo de uma competição indoor. O jogo será disputado com o mesmo sistema de pontuação de um jogo de vôlei de quadra: melhor de cinco sets de 25 pontos. Caso haja empate, haverá um tie-break de 15 pontos.
A equipe que representa o vôlei indoor reunirá Nalbert (campeão olímpico em 2004), Tande e Marcelo Negrão (que juntos conquistaram o ouro em 1992). O time terá o reforço de Harley, eleito o melhor jogador de vôlei de praia do mundo na temporada passada.
A equipe do vôlei de praia conta Márcio e Fábio Luiz (que conquistaram a prata em 2008) e o experiente Franco, que disputou os Jogos Olímpicos de 1996. O quarto atleta da equipe, que substituirá o campeão olímpico Ricardo, ainda não foi confirmado.
Esse será o primeiro dos seis desafios previstos para serem realizados até o final do ano. No dia 24 de outubro será a vez de Blumenau (SC) receber o jogo. São Luís (MA) será a segunda sede do desafio, no dia 7 de novembro. Em seguida, no dia 14 do mesmo mês, Manaus (AM) receberá a competição. Juiz de Fora (MG) sediará o desafio no dia 21 de novembro e Cascavel (PR) será a última cidade a receber o evento, no dia 5 de dezembro.